Em 2015 o calendário voltou a ter vários feriados prolongados depois de dois anos com as datas comemorativas concentradas nos sábados e domingos. Esse fato e o dólar em alta são os motivos que fizeram o Hotel Urbano apostar no mercado de viagens e turismo brasileiro em 2015.
O calendário reserva seis feriados nacionais prolongados, que vão permitir que os brasileiros emendem de 3 a 4 dias de folga. Os feriados são Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (4 de junho), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Feriados como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo são fixos, por isso não fazem parte do cálculo do Ministério do Turismo que acredita que os viajantes vão injetar R$18,66 bilhões no setor nesses feriados.
De acordo com o Hotel Urbano, a procura pelos destinos nacionais nos primeiros meses do ano aumentou pouco mais de 50% em relação ao mesmo período de 2014. Para alguns destinos específicos, as buscas cresceram até 200%, e para os próximos feriados, espera-se que aumente ainda mais.
Dentre as cidades que mais se destacaram estão Natal, Porto Seguro, Maceió, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú e Gramado.Confira abaixo o ranking dos 10 destinos nacionais cuja procura mais cresceu no primeiro trimestre de 2015:
1- Natal (RN)
Conhecida como Cidade do Sol, a capital do Rio Grande do Norte recebe turistas de todas as partes do Brasil e do mundo durante o ano todo. No primeiro trimestre de 2015, o interesse pela cidade aumentou em 200% com relação à 2014. A cidade oferece lazer para todos os tipos de visitantes, que se encantam com suas praias, dunas, arrecifes e falésias. A partir de Natal, é possível visitar praias paradisíacas das cidades vizinhas, onde se destacam Búzios e Barra de Tabatinga ao sul da capital.
2- Gramado(RS)
O interesse pela cidade aumentou em 190%. Gramado é o principal destino de inverno no Brasil, e reúne diversos parques, museus, trilhas e restaurantes sofisticados que fazem da cidade gaúcha um lugar realmente aconchegante, perfeito para famílias com crianças ou casais. A cidade se destaca por possuir um calendário de eventos que ocupa o ano todo, com destaque para o Natal Luz, realizado de novembro a janeiro, que deixa as ruas completamente enfeitadas, o tradicional Festival de Cinema e a Chocofest.
3-Porto Seguro (BA)
O interesse pela cidade aumentou 180%. Com festas agitadas e belas praias, Porto Seguro, na Bahia, é o destino preferido de jovens em viagens de formatura e busca por diversão. Mas a cidade também reserva diversas opções para quem não quer só badalação. A parte histórica guarda a mais velha igreja do Brasil e a pedra que marcou a chegada dos portugueses em solo brasileiro. Cheia de belezas em seus arredores, os viajantes podem aproveitar para visitar também o município de Arraial d’Ajuda e Trancoso, um dos principais pontos turísticos de toda a Bahia.
4 – Maceió (AL)
A cidade de Maceió é rica em história, cultura e lazer, e o interesse pela região aumentou em 175%.Maceió tem uma vasta variedade de programas para o dia e para a noite. Dentre as atrações da cidade estão as praias com formações de recifes, além da lagoa Mundaú. Próximo a Maceió, o viajante pode descobrir os cenários selvagens e desertos da Costa dos Corais e esticar um tour pelo litoral Norte, incluindo a famosa Maragogi. Ao Sul da capital, vale a visita no encontro do rio São Francisco com o mar.
5 – Balneário Camboriú (SC)
6 – Campos do Jordão (SP)
7 – Foz do Iguaçu (PR)
8 – Porto de Galinhas (PE)
10 – Salvador (BA)
A capital baiana possui uma verdadeira mistura de raças, religiões e culturas, e é um destino clássico. Salvador, a terra de todos os Santos, tem uma orla com 50km de extensão e um rico legado histórico. As ladeiras do Pelourinho, o Elevador Lacerda, o forte Monte Serrat, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e o famoso Carnaval da cidade são algumas das paradas obrigatórias, e que fizeram o interesse pelo destino aumentar em 100% em 2015.
*Informações do Hotel Urbano e Catraca Livre.
**Crédito das fotos: CraynoStock, Shutterstock e Divulgação CVC