10 destinos nacionais que mais cresceram no interesse dos brasileiros

Em 2015 o calendário voltou a ter vários feriados prolongados depois de dois anos com as datas comemorativas concentradas nos sábados e domingos. Esse fato e o dólar em alta são os motivos que fizeram o Hotel Urbano apostar  no mercado de viagens e turismo brasileiro em 2015.

O calendário reserva seis feriados nacionais prolongados, que vão permitir que os brasileiros emendem de 3 a 4 dias de folga. Os feriados são Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (4 de junho), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Feriados como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo são fixos, por isso não fazem parte do cálculo do Ministério do Turismo que acredita que os viajantes vão injetar R$18,66 bilhões no setor nesses feriados.

De acordo com o Hotel Urbano, a procura pelos destinos nacionais nos primeiros meses do ano aumentou pouco mais de 50% em relação ao mesmo período de 2014. Para alguns destinos específicos, as buscas cresceram até 200%, e para os próximos feriados, espera-se que aumente ainda mais.

Dentre as cidades que mais se destacaram estão Natal, Porto Seguro, Maceió, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú e Gramado.Confira abaixo o ranking dos 10 destinos nacionais cuja procura mais cresceu no primeiro trimestre de 2015:

1- Natal (RN)

Natal - Destinos Nacionais

Conhecida como Cidade do Sol, a capital do Rio Grande do Norte recebe turistas de todas as partes do Brasil e do mundo durante o ano todo. No primeiro trimestre de 2015, o interesse pela cidade aumentou em 200% com relação à 2014. A cidade oferece lazer para todos os tipos de visitantes, que se encantam com suas praias, dunas, arrecifes e falésias. A partir de Natal, é possível visitar praias paradisíacas das cidades vizinhas, onde se destacam Búzios e Barra de Tabatinga ao sul da capital.

2- Gramado(RS)

gramado - Destinos Nacionais

O interesse pela cidade aumentou em 190%. Gramado é o principal destino de inverno no Brasil, e reúne diversos parques, museus, trilhas e restaurantes sofisticados que fazem da cidade gaúcha um lugar realmente aconchegante, perfeito para famílias com crianças ou casais. A cidade se destaca por possuir um calendário de eventos que ocupa o ano todo, com destaque para o Natal Luz, realizado de novembro a janeiro, que deixa as ruas completamente enfeitadas, o tradicional Festival de Cinema e a Chocofest.

3-Porto Seguro (BA) 

porto seguro - Destinos Nacionais

O interesse pela cidade aumentou 180%. Com festas agitadas e belas praias, Porto Seguro, na Bahia, é o destino preferido de jovens em viagens de formatura e busca por diversão. Mas a cidade também reserva diversas opções para quem não quer só badalação. A parte histórica guarda a mais velha igreja do Brasil e a pedra que marcou a chegada dos portugueses em solo brasileiro. Cheia de belezas em seus arredores, os viajantes podem aproveitar para visitar também o município de Arraial d’Ajuda e Trancoso, um dos principais pontos turísticos de toda a Bahia.

4 – Maceió (AL) 

maceió - Destinos nacionais

A cidade de Maceió é rica em história, cultura e lazer, e o interesse pela região aumentou em 175%.Maceió tem uma vasta variedade de programas para o dia e para a noite. Dentre as atrações da cidade estão as praias com formações de recifes, além da lagoa Mundaú. Próximo a Maceió, o viajante pode descobrir os cenários selvagens e desertos da Costa dos Corais e esticar um tour pelo litoral Norte, incluindo a famosa Maragogi. Ao Sul da capital, vale a visita no encontro do rio São Francisco com o mar.

5 – Balneário Camboriú (SC) 

balneário camburiu - Destinos Nacionais

Cercada pelo mar e pela Mata Atlântica, a cidade catarinense de Balneário Camboriú reúne diversos cenários exuberantes para os apreciadores da natureza. O interesse pela cidade aumentou 160% no início desse ano. Um passeio obrigatório para quem viaja com crianças é visitar o Beto Carreiro Wolrd, um dos maiores parques de diversão da América Latina, que fica a apenas 32km de distância.  A região é famosa também pelas noites agitadas no verão, quando casas noturnas e festivais atraem público jovem de todo o Brasil.

6 – Campos do Jordão (SP) 

campos do jordao - Destinos nacionais

 

Apelidada de “Suíça brasileira”, Campos de Jordão está a 170 quilômetros de São Paulo e atrai multidões no outono e principalmente no inverno, quando a temperatura pode chegar aos 5 graus negativos. A cidade reserva atrações para todos os gostos – dos amantes da natureza e de esportes radicais aos que desejam apenas um tranquilo passeio urbano e apreciar da gastronomia. O interesse pela cidade aumentou em 150%.

7 – Foz do Iguaçu (PR) 

foz do iguacu- Destinos nacionais

Foz do Iguaçu possui uma das maiores belezas naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu, cartão-postal localizado na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Os mirantes e as passarelas do Parque Nacional do Iguaçu permitem uma vista privilegiada desta maravilha. Turistas podem aproveitar ainda para visitar os países vizinhos, fazendo boas compras em Puerto Iguazú, na Argentina, e na Ciudad del Este, no Paraguai. Não é a toa que o interesse pela cidade aumentou em 130% no início deste ano.

8 – Porto de Galinhas (PE) 

foz do iguacu- Destinos nacionais

 Localizado no município de Ipojuca-PE, Porto de Galinhas é famoso por suas praias com águas tranquilas e piscinas naturais. O local também pode ser ponto de partida para outras lindas praias que ficam ao seu entorno, como Muro Alto, Maracaípe e Cupe. A região teve aumento de 120% no interesse dos brasileiros.
9 – Angra dos Reis (RJ) 
angra dos reis- Destinos nacionais
 Águas cristalinas, areia branca e a vegetação da Mata Atlântica fazem de Angra dos Reis um verdadeiro paraíso. Composta por mais de 2 mil praias espalhadas por 365 ilhas, Angra conquistou muitas celebridades, que nos dias ensolarados desfilam a bordo de seus iates. O interesse pela cidade aumentou em 105% no começo de 2015, e dentre os programas imperdíveis da região, o viajante pode mergulhar, circular por ilhas badaladas e desertas, petiscar ou curtir uma noite em algumas das boates da cidade.

10 – Salvador (BA) 

Salvador - Destinos nacionais

A capital baiana possui uma verdadeira mistura de raças, religiões e culturas, e é um destino clássico. Salvador, a terra de todos os Santos, tem uma orla com 50km de extensão e um rico legado histórico. As ladeiras do Pelourinho, o Elevador Lacerda, o forte Monte Serrat, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e o famoso Carnaval da cidade são algumas das paradas obrigatórias, e que fizeram o interesse  pelo destino aumentar em 100% em 2015.

 

*Informações do Hotel Urbano e Catraca Livre.

**Crédito das fotos: CraynoStock, Shutterstock e Divulgação CVC