9 Dicas incríveis para economizar ao viajar em feriados!

Viajar é uma paixão mundial, é praticamente impossível encontrar alguém que não goste de sair por aí para conhecer outros destinos. Mas viajar apenas uma vez por ano, apenas na férias, é muito pouco para os realmente apaixonados por viagens, por isso muitos aproveitam os feriados para viajar várias vezes ao ano. No entanto, com o preço do dólar em alta (o que encarece as passagens) e a economia caminhando a passos lentos, é difícil encontrar maneiras de viajar com um orçamento apertado, independentemente de quanto viajar amplie seus horizontes. Porém, para te ajudar a resolver esse problema, separamos 9 dicas incríveis para economizar ao viajar em feriados, que vão te ajudar a economizar muito nas próximas viagens, confira!

O estudo feito pela empresa de consultoria Mercer revelou que o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking de países com mais feriados do mundo, levando em consideração apenas os feriados nacionais o nosso país possui um total de 12 feriados, confira quais são abaixo:

Feriados nacionais com datas fixas:

  • Confraternização Universal (1º de janeiro)
  • Tiradentes (21 de abril)
  • Dia do Trabalho (1º de maio)
  • Independência do Brasil (7 de setembro)
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)
  • Finados (2 de novembro)
  • Proclamação da República (15 de novembro)
  • Natal (25 de dezembro)
  • Feriados nacionais com datas móveis:

  • Carnaval (Entre 4 de fevereiro e 9 de março)
  • Cinzas (um dia após o Carnaval. Até as 14 horas)
  • Sexta-feira Santa (45 depois do Carnaval)
  • Corpus Christi (60 dias depois do Carnaval, 21 de maio até 24 de junho)
  • Com tantos feriados assim, a tentação para aproveitar ao máximo essas pequenas pausas, que em alguns casos podem se transformar em “mini-férias”, é grande. Pensando nisso, se você é louco por viagens e aproveita os feriados para viajar várias vezes ao ano, vai adorar essas dicas para tornar suas viagens ainda mais frequentes!

    Dica 1: Pesquise bem antes de viajar

    Pesquise bem antes de viajar
    Pesquise bem antes de viajar

    Se você estiver planejando viajar de avião, certifique-se de fazer sua pesquisa beeem antes da viagem. Após observar os padrões percebemos que as passagens com desconto normalmente saem para voos dentro de 25 a 40 dias quando se trata de voos nacionais em baixa temporada é 60 a 90 dias em alta temporada. “Quanto maior a antecedência da data, menor é o índice de passagens aéreas mais baratas.”

    O mesmo se dá para destinos internacionais, porém percebemos que o prazo ideal para comprar passagens aéreas com descontos é maior, algo entre 30 a 60 dias em baixa temporada, e 60 a 120 dias em alto temporada. Além disso, com o valor economizado, você pode aproveitar para garantir um upgrade para uma classe melhor, pagando menos, e consequentemente podendo levar mais malas sem custo extra! Essa dica também ajudará você a diminuir os níveis de estresse no aeroporto, já que não haverá surpresas financeiras inesperadas.

    Dica 2: Reserve com antecedência e economize

    Reserve com antecedência e economize
    Reserve com antecedência e economize

    É hora de decidir onde você passará cada feriado e descobrir seus planos de viagem – agora. Planeje o mais cedo possível para obter o melhor negócio em seus planos, o que vai lhe render dinheiro suficiente para comprar presentes incríveis para todos em sua lista, ou simplesmente pode curtir mais atrações ou um restaurante melhor. Uma dica muito boa para depois de definir seu destino, é acompanhar os preços das passagens em sites que comparam o preço dos voos.

    Procurar as melhores promoções em passagens aéreas pode parecer uma tarefa muito difícil, porém não precisa ser assim, existem diversos sites comparadores de preços (metabuscadores) que facilitam a pesquisa e comparação dos preços. Muitos usuários ficam na dúvida se esse tipo de site realmente funciona, garantimos que sim, pois só colocamos no ar promoções de passagens aéreas de verdade, ou seja, aquelas passagens que encontramos com preços abaixo da média do mercado no momento atual.

    Dica 3: Seja flexível

    Seja flexível
    Seja flexível

    Muitas das melhores viagens acontecem quando você é flexível com a sua agenda. Isso pode incluir a realização de voos com longas paradas. Isso também pode incluir ficar em um hotel de duas ou três estrelas em vez de um quatro ou cinco estrelas, especialmente se você estiver hospedado apenas uma noite.

    Muitas pessoas acham que viajar no dia feriado, como o dia de Natal, consegue garantir bilhetes muito mais baratos do que voar no dia anterior ou posterior. Então, mantenha sua agenda aberta e você receberá as recompensas.

    Dica 4: Não vá de carro ao aeroporto

    Não vá de carro ao aeroporto
    Não vá de carro ao aeroporto

    Tomar um táxi para o aeroporto ou deixar seu carro estacionado lá por alguns dias são empreendimentos caros. Em vez disso, peça a um amigo para deixá-lo e buscá-lo no aeroporto. Você sempre pode devolver o favor a ele quando for a vez dele precisar de um transporte para uma viagem de férias ou de negócios. Essa sem dúvida é uma forma fácil de economizar alguns reais. Além disso, você sabe que seu carro está em segurança em casa.

    Se você não tiver um amigo ou parente que possa levá-lo ao aeroporto poderá utilizar outras opções não tão confortáveis como o transporte público através de ônibus, metro, trem e afins. Além disso poderá fazer o uso de aplicativos de carona, no site Mobilize tem um post com 11 aplicativos de carona bem interessantes.

    Dica 5: Chegue cedo ao aeroporto

    Chegue cedo ao aeroporto
    Chegue cedo ao aeroporto

    Parece óbvio, mas é especialmente importante durante os feriados deixar tempo extra para a loucura sazonal das viagens. Todo o seu planejamento vai pelo ralo se você perder o seu voo. Suponha que haverá toneladas de tráfego e longas filas no check-in e segurança, por isso não deixe de sair mais cedo. A viagem em si pode ser estressantes o suficiente – não aumente isso com uma corrida louca até o portão de embarque.

    Dica 6: Seja esperto com sua mala

    Seja esperto com sua mala
    Seja esperto com sua mala

    Não seja vítima de taxas de excesso de bagagem, se possível pese sua mala antes de sair rumo ao aeroporto, para que não haja surpresas. Caso observe que irá ultrapassar o limite, procure comprar espaço extra online antes de fazer o check in – em algumas companhias aéreas você consegue um bom desconto por comprar com antecedência no site. Se você não irá carregar muitos presentes, seja minimalista e voe apenas com sua bagagem de mão para evitar qualquer problema.

    Dica 7: Aproveite upgrades gratuitos

    The Residence
    Aproveite upgrades gratuitos (Foto: The Points Guy)

    Não há mal nenhum em tentar negociar um upgrade, principalmente se você estiver em um voo sobrevendido ou atrasado (algo muito comum de acontecer em vésperas e feriados), tente negociar um upgrade em seu próximo voo. Se você é um passageiro frequente ou membro do clube com a companhia aérea com a qual está viajando, também pode tentar fazer um upgrade. Chegue cedo se você planeja tentar isso, afinal é muito mais difícil negociar com pressa.

    Dica 8: Voe no dia do feriado

    Voe no dia do feriado
    Voe no dia do feriado

    Este pequeno truque pode lhe render melhores ofertas. A maioria das pessoas quer chegar aos seus destinos na noite anterior ao feriado (logo após o trabalho) tornando esses vôos particularmente caros. Por isso guarde bem essa dica valiosa de conferir os vôos na manhã do feriado para ver se há melhores ofertas disponíveis, se for o caso, muitas vezes vale a pena aproveitar!

    Dica 9: Planeje suas refeições

    Planeje suas refeições
    Planeje suas refeições

    Quando a maioria de nós viaja, devemos esperar os inevitáveis atrasos. Problemas climáticos, dificuldades técnicas em aviões e engarrafamentos são ocorrências comuns durante os feriados. Tendo isso em mente, seria melhor sempre embalar um lanche prático e saudável para manter com você em todos os momentos. Dessa forma, você não ficará tentado a visitar o restaurante ou a loja de conveniência mais próxima (principalmente dentro do aeroporto) para gastar dinheiro desnecessariamente, o que mantém sua carteira e seu corpo saudáveis, tudo ao mesmo tempo.

    Gostou das dicas? Então não se esqueça de compartilhar nas redes sociais com seus amigos que também estão se preparando para viajar no próximo feriadão, temos certeza que eles vão te agradecer! Se você ainda não comprou a passagem da sua próxima aventura, fique de olho nas melhores promoções de passagens aéreas que postamos diariamente e inscreva-se na nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas dicas e novidades.