Acessibilidade nos voos: quais preparos das companhias aéreas

Você sabia que, passageiros com deficiência física podem contar com assistência especializada nos aeroportos e aeronaves? Se esse é seu caso ou de algum parente/conhecido, a maioria dos serviços disponíveis são gratuitos.

Desta forma, se você pretende decolar com passagens aereas, esteja ciente que todas as facilidades para os passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida devem obedecer à norma NBR – 14273: Acessibilidade à Pessoa Portadora de Deficiência no Transporte Aéreo Comercial. E isso vale tanto para pessoas com condições físicas reduzidas, quanto mentais – o que inclui a Síndrome de Down.

Com isso, fica a rigor da companhia aérea oferecer os recursos necessários, estando inclusos os seguintes cuidados especiais para pessoas com deficiência:

  • Assistência no embarque e desembarque;
  • Assistência no armazenamento da bagagem;
  • Assistência no portão de saída;
  • Utilização de uma cadeira de rodas (caso o passageiro não possua).

Pessoas com deficiência que necessitem de um acompanhante no voo, possuem direito a um desconto especial nas passagens aereas do seu acompanhante, que podem ser solicitados pelo Medical Information Form (MEDIF) ou por meio do cartão Frequent Traveller Medical Card (Fremec).

Preparo das companhias aéreas para dar assistência às pessoas com deficiência

A pessoa com deficiência que precisa do acompanhante deve realizar a compra normal da sua passagem aerea e, após essa compra, solicitar a passagem aerea do acompanhante.

Para conseguir o benefício do desconto basta enviar a documentação necessária, bem como formulário e atestado médico, e aguardar a verificação da companhia aérea. O desconto vale para qualquer viagem, desde que a origem seja aqui no Brasil e que o trecho seja operado pela mesma companhia!

Mas, verifique antes como funciona esse desconto para a utilização de passagens com milhas ou créditos na hora da compra da passagem do seu acompanhante. Algumas empresas não fornecem o desconto ao acompanhante para passagens aereas compradas dessa forma.

Passageiros com Necessidade de Assistência Especial

Além das pessoas com deficiência, a ANAC publicou uma resolução (n° 280/2013) que trata exclusivamente do direito dos Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (Pnae).

Estão inclusos nesta resolução gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, idosos a partir de 60 anos, pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro.

Os passageiros que se enquadram nessa categoria não possuem nenhum tipo de desconto no preço de passagem de avião, pagando normalmente para decolar com passagens aéreas em conta.

Compre sua passagem na 123Milhas

Já que o desconto é dado apenas para acompanhantes de pessoas com deficiência e, nenhum outro desconto para Passageiros com Necessidade de Assistência Especial, pesquise sua passagem barata na 123Milhas.

Na 123Milhas você compra sua passagem com milhas, com descontos de até 50%. De forma rápida e segura, sem nem ao menos sair de casa, você garante o preço mais justo do mercado e economia certeira!

A 123Milhas ainda se preocupa com sua viagem do começo ao fim, fazendo todo o acompanhamento necessário e estando sempre disponível para dúvidas e questionamentos.