Checklist para viagens internacionais: Confira todos os detalhes antes de viajar mundo afora

Viajar é sempre maravilhoso, porém no meio de tanta emoção se planejar pode ser uma tarefa árdua e desgastante, e para piorar muitas vezes acabamos nos esquecendo de alguma coisa importante no último segundo. Pensando nisso fizemos um checklist para viagens internacionais que vai te ajudar a se organizar melhor.

Para te ajudar no planejamento fizemos o checklist em ordem cronológica, ou seja, está organizado de acordo com a ordem das coisas que você deverá fazer, assim é garantia que você vai ter o passaporte antes de tirar o visto por exemplo.

Checklist para viagens internacionais 1º Passo: Tirar o passaporte

Esse sem dúvida é o passo mais importante quando se trata de uma viagem internacional, isso porque o passaporte é necessário em quase todos os países ao redor do mundo, sem esse documento você não vai conseguir nem embarcar. Veja aqui como solicitar o passaporte.

Checklist para viagens internacionais - Tirar o passaporte
Passaporte. Reprodução Shutterstock

Se você for viajar para algum país da América do Sul que for membro do Mercosul não precisará de tirar o passaporte, apenas o RG é o suficiente para viajar para esses países.

Checklist para viagens internacionais 2º Passo: Conseguir o Visto

Visto é o documento que permite a circulação em países estrangeiros. Ele não é obrigatório para todos os países, inclusive mais de 153 países não exigem o visto. Porém é necessário ficar atento se o destino que você deseja visitar solicita o visto.

Checklist para viagens internacionais - Tirar o Visto
Visto. Reprodução Shutterstock

Fizemos um post que explica como tirar o visto e quais países exigem o visto para turistas, recomendamos que você confira se o destino que você escolheu precisa ou não de visto.

Checklist para viagens internacionais 3º Passo: Tomar as vacinas necessárias

Assim como o visto é obrigatório para visitar alguns países, outro requisito também muito importante são as vacinas, isso porque para entrar em alguns países é obrigatório tomar determinadas vacinas para prevenção.

Checklist para viagens internacionais - Tomar as Vacinas
Reprodução: Pixabay

Uma observação importante é que as vacinas demoram um determinado tempo para fazer efeito, então você tem que ficar atento na data que irá tomar a vacina, não vai deixar pra última hora. Confira o nosso post  sobre qual vacina tomar antes de viajar para se programar melhor.

Checklist para viagens internacionais 4º Passo: Crie um roteiro detalhado

Quando pensamos em viajar para outro país normalmente já temos em mente alguns lugares em especial que queremos ver.

Mas é importante estar preparado para imprevistos, faça um roteiro principal no qual você deverá anotar quais lugares deseja visitar e quando. É interessante incluir os horários de funcionamento das atrações e o horário que você planeja ir, assim se acontecer algum imprevisto você saberá se ainda conseguirá fazer a visita.

Ao criar o roteiro é aconselhado também anotar os endereços e se possível ter eles em um mapa físico, pois eletrônicos podem te deixar na mão, então ter um plano b é sempre uma boa ideia.

Quando se trata de planejamento é recomendado ter um roteiro alternativo, pensando em situações que podem atrapalhar o passeio. Com o aquecimento global pode ser que aquele destino que costuma ser frio na data escolhida esteja bem ensolarado na sua visita, o que poderia atrapalhar a prática de alguns esportes por exemplo.

Checklist para viagens internacionais 5º Passo: Escolher um bom Hotel

A essa altura você já deve ter planejado o roteiro, o que será essencial antes de dar o 5º passo, isso porque você pode escolher um hotel pensando nos passeios que planeja fazer. Procure uma hospedagem com uma localização que facilite sua locomoção.

Aqui no nosso site temos uma sessão reservada para hotéis, lá temos dicas de quais se hospedar em alguns países, dá uma olhada.

Checklist para viagens internacionais - Escolha um Hotel
Foto: Hotelnights

Escolher um hotel com antecedência também é bom principalmente se a data da viagem for para a alta temporada. Nessa época a maioria das acomodações ficam bem cheias, então escolher o hotel ideal pode ser difícil, mas com planejamento de no mínimo 1 mês você consegue reservar um hotel bem localizado sem problemas.

Checklist para viagens internacionais 6º Passo: Planeje onde irá comer

Nem sempre viajamos para um país onde falamos a língua, e por isso deixar para escolher o restaurante na hora pode não ser tão bom assim.

Checklist para viagens internacionais - Restaurantes
Foto: Izabellissima

Recomendamos que você pesquise sobre o tipo de comida que gostaria de comer e a reputação dos restaurantes, afinal viajar e comer é tudo de bom, então se prepare para aproveitar o melhor.

Checklist para viagens internacionais 7º Passo: Troque o seu dinheiro com antecedência

É um fato que a moeda utilizada no nosso país não vai servir em outros, sendo assim é importante trocar o dinheiro antes de viajar. Você pode realizar essa troca em casas de câmbio, e até pela internet.

Recomendamos que você acompanhe a cotação da moeda que vai precisar trocar para tentar comprar mais barato, porém evite deixar para última hora.

Checklist para viagens internacionais - Troque o dinheiro
Foto: Pixabay

Uma dica essencial inclusive é evitar deixar para trocar no aeroporto, ou em casas de câmbio do próprio país de destino, isso porque costuma ser beeem mais caro.

Checklist para viagens internacionais 8º Passo: Confira se poderá usar seu cartão

Para utilizar um cartão de crédito ou débito no exterior ele obrigatoriamente tem que ser internacional. Além disso é importante confirmar com seu banco se essa função está de fato habilitada.

Ao usar o cartão no exterior você pagará o IOF além do valor da compra, se você for comprar na modalidade crédito é importante ficar atento, visto que o valor da fatura poderá variar, isso ocorre porque normalmente você irá pagar o valor referente a cotação da moeda no fechamento da fatura.

Com um cartão de débito internacional você também tem a possibilidade de sacar dinheiro no exterior, mas além do IOF também terá que pagar uma taxa de utilização de serviço, que varia de acordo com o banco.

Checklist para viagens internacionais 9º Passo: Solicite a PID caso planeje dirigir

PID é a permissão internacional para dirigir, se você pretende alugar um carro no país que irá viajar, é importante que solicite esse documento no Detran da sua cidade. Se você não sabe como é que funciona essa permissão veja nosso post sobre como funciona a PID.

Checklist para viagens internacionais 10º Passo: Compre seu seguro de viagem

O seguro de viagem é essencial em viagens para o exterior, inclusive tem países que proíbem a entrada de estrangeiros que não possuem esse serviço.

Ter um seguro de viagem é muito bom quando você vai para outro país, isso porque imprevistos acontecem, e estar prevenido é essencial. Fizemos um post explicando o que é o seguro de viagem e porque é preciso contratar, dá uma conferida lá para em caso de dúvidas.

Checklist para viagens internacionais 11º Passo: Pesquise as tarifas do plano de celular

Quando planejamos uma viagem internacional normalmente não queremos ser incomodados com ligações desnecessárias, mas ter um celular é de extrema importância. Além de ser útil para utilizar a internet móvel, ter um celular pode ser muito prático em casos de emergência em que seja necessário fazer ligações.

Sendo assim você tem 2 opções:

Usar um chip brasileiro com roaming

Roaming é um serviço disponibilizado pelas operadoras que permite a utilização da sua linha em diversos locais fora da área que o chip foi adquirido, normalmente isso inclui vários países. Para usufruir desse serviço normalmente é necessário entrar em contato com a operadora e ativá-lo.

Mas fique atento, normalmente utilizar seu número brasileiro no exterior envolve taxas extras, o que pode deixar a utilização do serviço um pouco mais cara.

Comprar um chip pré-pago no país visitado

Essa é sem dúvida uma ótima opção, visto que a maioria dos celulares modernos conta com a tecnologia GSM (Sistema Global para Comunicações), normalmente é possível comprar um chip pré-pago no seu destino e utilizá-lo sem problemas enquanto estiver no exterior. Confira nosso post que ensina como conseguir o melhor serviço de celular no exterior!

Checklist para viagens internacionais 12º Passo: Saiba o que pode e não pode levar na mala de mão

A revista em voos internacionais costumam ser bem mais rigorosa, e por isso é bom ficar atento ao que pode e o que não pode ser levado na mala de mão.

Objeto que não podem ser levados na mala de mão: Álcool e outros líquidos, embalagens de perfume com mais até 100ml, medicação acima de 100 ml deve ser apresentada junto com a receita médica, objetos pontiagudos e cortantes. Tem também alguns itens óbvios, mas é bom lembrar que não é permitido armas, materiais inflamáveis e explosivos, substâncias químicas e tóxicas.

Eletrônicos como notebooks, tablets, máquina fotográfica entre outros não são obrigados a serem transportados na mala de mão, porém é altamente recomendado, evite ao máximo despachar pertences de grande valor.

Checklist para viagens internacionais 13º Passo: Compre adaptadores se necessário

As tomadas não tem um padrão global, por isso antes de viajar pesquise qual é tipo de entrada padrão utilizado no país a ser visitado, principalmente se for viajar para a Europa. Pode ser que você não ache o adaptador aqui no Brasil, mas é importante viajar ciente da necessidade de comprá-lo.

Checklist para viagens internacionais 14º Passo: Separe os documentos necessários

Pode parecer bobeira falar sobre isso, afinal é algo que você com certeza vai fazer, mas na correria da viagem você pode se esquecer de algo importante, por isso faça um checklist de quais documentos você vai levar na viagem.

Embora levar o CPF não seja obrigatório, recomendamos que leve ao menos uma cópia autenticada desse e de outros eventuais documentos. Não se esqueça em hipótese alguma de levar o passaporte, sem ele você não vai embarcar.

Checklist para viagens internacionais 15º Passo: Tire foto de tudo que estiver na mala

Tirar foto da sua mala e do interior dela pode parecer besteira, porém pode ser uma mão na roda em caso de perda ou extravio de bagagens. Pode acontecer também de sua mala chegar quebrada ou rasgada. Para ser reembolsado em ambos os casos você precisará comprovar o ocorrido, para isso nada melhor do que fotos.

Checklist para viagens internacionais 16º Passo: Faça o ckeck-in e chegue com antecedência no grande dia

Antes de embarcar é necessário fazer o famosos check-in, que nada mais é do que confirmar que você vai estar no voo, para fazer essa confirmação existem várias possibilidades, veja as diferentes formas de fazer o check-in e escolha a sua preferida.

Se essa é sua primeira viagem, pode ser que você não saiba, mas é recomendado chegar com uma certa antecedência, isso porque será necessário resolver alguns trâmites, e claro, despachar sua bagagem. O ideal é chegar cerca de 2 a 3 horas antes do voo.

Checklist para viagens internacionais - Faça o Check-in
Foto: Pexels

Após realizar todos esses passos você estará preparado para voar e aproveitar a viagem, normalmente viajar para o exterior é demorado, então confira 10 dicas para dormir bem durante uma viagem de avião.

Já está marcando o que tem que ser feito no seu checklist? Conta pra gente se está sendo fácil!!! Precisando de ajuda estamos aqui para te dar uma mão. Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos que também vão viajar.

Para ter mais dicas de viagem, milhas e promoções de passagens aéreas assine nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade.