Conheça 10 cidades na Europa para quem é louco por culinária

Para muitos, a Europa representa o auge da realização culinária. Das elegantes salas de jantar presididas por chefs de renome para os carrinhos de rua presentes nas mais movimentadas ruas de paralelepípedos pelo velho continente. Se você está planejando fazer uma viagem culinária deliciosa, conheça 10 cidades na Europa para quem é louco por culinária.

Algumas montam seus roteiros de viagens baseados em locais famosos ou históricos, mas os amantes de boa comida procuram sempre ter uma refeição incrível. Você pode estar se perguntando quais são as cidades com a melhor culinária na Europa?

Boa comida na Europa não é difícil de encontrar. Há o patisseries de Paris lotados de doces, e Roma à direita na esquina com a mais incrível pizza que você pode experimentar, além de um espaguete simplesmente incomparável.

Cidades na Europa para quem é louco por culinária

Além das conhecidas capitais, há mais alguns destinos gastronômicos inesperados que saciarão sua fome por iguais incríveis. Já pode salvar esse post no seus favoritos para consultar quando estiver planejando sua próxima viagem.

1 – San Sebastian, Espanha

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: San Sebastian, Espanha
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: San Sebastian, Espanha

Cidade conhecida como Donostia pelos seus residentes bascos, é mais popularmente conhecida pelo nome em espanhol, San Sebastian. Com mais estrelas Michelin por metro quadrado do que quase em qualquer outro lugar do mundo (perdendo apenas para Kyoto no Japão), San Sebastian é um paraíso absoluto para os amantes de culinária.

Se você quiser provar uma culinária extraordinária, tem que ir ao restaurante conhecido como Mugaritz, atualmente ele é o 6º melhor na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. Esse restaurante é perfeito para quem está em busca de experiências culinárias inigualáveis, eles são especialistas em gastronomia molecular altamente experimental.

Outros restaurantes que vale a pena conhecer são o Akelarre menos conhecido mas não menos fantástico. Sem mencionar Arzak e o surpreendente Martín Berasategui. Todos esses restaurantes são detentores das famigeradas estrelas Michelin, por isso você precisa visitar esses pequenos paraísos culinário quando visitar a Espanha.

Se você estiver procurando por uma experiência mais casual (e mais barata), entre em pelo menos um um dos muitos “pintxos bars” espalhados por toda a cidade, esses bares servem comida típica dos Bascos, e os pintxos é uma espécie de bolinho que pode ser encontrado em diversas versões e sabores.

Para ter certeza que você irá experimentar comida típica e realmente boa, preste atenção no movimento do bar, se ele estiver vazio, desconfie. Agora se estiver cheio, principalmente de moradores locais, pode confiar e se deleitar nessa culinária maravilhosa.

2 – Londres, Reino Unido

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: 2 - Londres, Reino Unido
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Londres, Reino Unido

Londres poderia ser considerada como uma das capitais culinárias da Europa. Essa cidade tão famosa, tem uma população bem miscigenada, com cerca de 12 milhões de habitantes de diversas nacionalidades.

A capital inglesa possui cerca de 65 restaurantes com estrelas Michelin, com chefs como Clare Smyth e seu próprio restaurante, o The Ledbury, além de Jason Atherton.

Se você achava que a culinária inglesa era ruim, prepare-se para mudar de ideia. Quando for para Londres vocês encontrará de tudo, desde refeições requintadas, até uma interminável variedade de comida de rua internacional. Devido a toda essa diversidade, você não pode deixar de experimentar tantos sabores.

3 – Florença, Itália

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: 3 - Florença, Itália
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Florença, Itália

Florença é famosa pela bistecca alla fiorentina (um bife pesando cerca de 1,2 kg), que é o símbolo da cidade. Para experimentar essa iguaria tamanho família, os melhores restaurantes são: Osteria di Giovanni, Mamma Gina, Le Fonticine e Trattoria Marione.

Além de comer a deliciosa bisteca fiorentina, você também tem que provar uma iguaria quando se trata de comida de rua: o sanduíche lampredotto. Lampredotto é uma das quatro partes do estômago de vaca.

Pode ser que você tenha desanimado depois de saber com o que é feito esse lanche, porém antes de ter qualquer tipo de preconceito, tem que saber que esse sanduíche é muito saboroso. Se você ficou com vontade de experimentar essa iguaria, vá até a Loggia del Porcellino no centro de Florença, esse é sem dúvida o melhor lugar para provar esse prato.

4 – Berlim, Alemanha

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Berlim, Alemanha
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Berlim, Alemanha

Se você quiser comer algo mais sofisticado, tem que visitar o Hotel Adlon Kempinski, que é dono de 2 estrelas Michelin. Ele conta com uma culinária requintada e deliciosa, que faz jus às suas estrelas.

Com 24 horas de vida noturna e história suficiente para durar uma vida, pode ser fácil perder o foco em uma visita culinária por Berlim. Antes que isso aconteça, marque na sua lista uma visita ao Curry mit Biss para provar o famoso Currywurst, um petisco simples, mas muito saboroso.

Ainda falando de culinária de rua, você também tem que provar a deliciosa culinária tailandesa no parque tailandês (lá é o melhor lugar para provar a autêntica comida tailandesa, fora da Tailândia. Também é possível provar outras culinárias internacionais, como comidas Russas, Vietnamitas, e até provar um brunch tipicamente Norte Americano.

5 – Modena, Itália

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Modena, Itália
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Modena, Itália

Eis aqui mais uma cidade italiana, pode parecer chato, mas não posso excluir algumas cidades mais italianas desta lista, ela não seria a mesma. Modena é mundialmente famosa por ser a casa da Ferrari, mas também é o lar de um tesouro culinário.

Quando for visitar a cidade, você não pode deixar de comer na Osteria Francescana, com 3 estrelas Michelin. O chef que assina o menu, é ninguém menos que Massimo Bottura, considerado um dos melhores chefs do mundo (classificado número 2).

Mas não é só de comidas luxuosas que a cidade vive, se você está a procura de sabores únicos, Modena é um paraíso culinário, lá é a terra de parmigiano, presunto, e uma grande variedade de salame. E não tem como deixar de citar que eles tem o melhor vinagre balsâmico do mundo!

6 – Amsterdã, Países Baixos

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Amsterdã, Países Baixos
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Amsterdã, Países Baixos

Amsterdã pode ser mais conhecida por seu Red Light District, cafés e canais (para não mencionar museus de classe mundial), mas na década passada sua cena culinária tem se tornado cada vez mais expressiva.

Chefs como Ron Blaauw e Rogier Van Dam estão criando uma nova definição de comida quando se trata de cozinha holandesa. Enquanto Blaauw é inspirado por suas viagens (ele abriu recentemente o restaurante asiático Ron Gastrobar Oriental para complementar seu primeiro restaurante, o Ron Gastrobar), o menu de Van Dam em seu restaurante Lastage é sazonal e mais próximo da culinária local.

7 – Lyon, França

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Lyon, França
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Lyon, França

Não tem como falar de culinária sem falar da França, principalmente quando se trata de Lyon, a capital de culinária do país. Lyon é uma cidade gastronômica surpreendente, onde você pode encontrar o chef mais famoso do mundo em termos de cozinha francesa, Paul Bocuse.

Bocuse tem mais de 90 anos, mas ainda é reconhecido como o maior chefe da França. Se você for a Lyon, tem que degustar um prato no restaurante dessa lenda da cozinha, o Bocuse d’Or, esse lugar incrível te proporcionará nada menos que uma experiência surreal de degustação.

Um colecionador de estrelas Michelin, Bocuse levou toda a cidade a um alto padrão de comida, com restaurantes fantásticos servindo a melhor comida da região. Definitivamente um destino especial que você não pode perder!

8 – Roma, Itália

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Roma, Itália
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Roma, Itália

Roma é a meca para os amantes de comida, com uma antiga tradição de alimentos provenientes de diferentes áreas, culinária de primeira e muita cultura é o que não falta nesta capital. Você pode encontrar cozinha de origem judaica, bem como todos os alimentos provenientes do campo em torno de Roma, como cacio e pepe ou massas amatriciana.

O chamado menu “fifth quarter” é muito rico em sabores, é na verdade a parte mais pobre do animal (ou seja, fígado, coração e cauda). De todos os deliciosos restaurantes de Roma, o que mais recomendo é o Armando al Pantheon, que oferece a melhor cucina romana em uma espectacular localização histórica.

9 – Paris, França

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Paris, França
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Paris, França

Vamos voltar novamente para a França, porque esse país tem uma cultura culinária muito rica e saborosa. Paris é muito conhecida como a cidade do amor, mas essa capital francesa tem uma excelência culinária também.

Paris é uma cidade em que você pode encontrar 9 restaurantes com 3 estrelas Michelin, 13 restaurantes com 2 estrelas Michelin, e 72 restaurantes com 1 estrela Michelin – que é um total de 125 estrelas em 94 restaurantes!

Se você quiser conhecer um dos restaurante dessa lista, eu recomendo o L’Ambroisie Place des Vosges, ele é perfeito para quem está em busca de uma refeição mais intimista num ambiente luxuoso. Palavras não podem descrever a comida que é servida neste restaurante, ele é simplesmente incrível.

Se preferir uma experiência de jantar mais casual, caminhe ao longo do bairro Saint Germain e dê uma olhada na Rua de Buci, essa é uma das ruas mais vibrantes quando se trata da vida parisiense e cozinha típica.

Neste bairro histórico você encontrará bistrôs, boulangeries, restaurantes e cafés. Quando estiver por lá, pare no mundialmente famoso Les Deux Magots e prove um tradicional croissant, e se imagine como um escritor mundialmente famoso enquanto bebe um delicioso café.

10 – Copenhagen, Dinamarca

Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Copenhagen, Dinamarca
Cidades na Europa para quem é louco por culinária: Copenhagen, Dinamarca

Alguns anos atrás, a capital da Dinamarca era famosa pela sua incrível estátua da Pequena Sereia e sua bela localização no mar. Mas agora, existem vários restaurantes com estrelas Michelin que fazem de Copenhagen um lugar incrível para viver uma experiência culinária única.

Quando visitar a capital Dinamarquesa, vá até o Noma (que tem uma equipe de 65 pessoas para apenas 12 mesas), esse incrível restaurante foi é nomeado como um dos melhores lugares do mundo para comer, lá é possível experimentar uma comida experimental a base de alimentos mais tradicionais, como carnes, peixes e legumes, misturados como flores e folhas nativas da região.

Além do Noma, a cidade conta com mais de 12 restaurantes com estrelas Michelin, uma incrível concentração de talento culinário em uma cidade tão pequena. A capital dinamarquesa certamente é um verdadeiro paraíso para qualquer amante de comida!

Tenho certeza que você até ficou com fome depois de ler esse post delicioso! Viajar é realmente maravilhoso, e pode ficar melhor ainda com rotas culinárias, esse tipo de roteiro é uma fantástica maneira de experimentar uma cidade/cultura!

Gostou de post também? Então compartilhe com seus amigos e inscreva-se na nossa newsletter para receber dicas deliciosas como essa, além de promoções de passagens aéreas incríveis.