Como conseguir uma passagem barata e o que é necessário para sua primeira viagem ao exterior

Pensando em viajar para o exterior pela primeira vez? Seja para turismo, estudo ou trabalho, é necessário estar atento a questões importantes antes da sua partida. Encontrar uma passagem barata, que é o item mais caro da viagem, é um trabalho de muita pesquisa.

Antes de efetivamente realizar a compra das passagens aereas esteja atento a detalhes relacionados ao roteiro da viagem, hospedagem, transporte e principalmente, os documentos básicos exigidos.

Nos últimos anos, vários países adotaram medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros em seus territórios, por isso é muito importante se informar sobre cada regra específica.

O Ministério do Trabalho e Emprego desenvolveu o guia “Brasileiros e brasileiras no exterior”, que também contém informações mais detalhadas sobre o que deve ser analisado antes de uma viagem internacional. Mas, listamos para você os principais pontos:

Atenção aos documentos exigidos!

Antes de encontrar a passagem barata que cabe no seu bolso, é importante checar todos os documentos básicos exigidos para o embarque internacional. Veja o que levar:

  • Passaporte: providencie o seu com bastante antecedência. Caso precise tirar um novo ou renovar, verifique as informações da Polícia Federal;
  • Cheque o prazo de validade do seu passaporte e visto;
  • Tenha sempre uma cópia do seu passaporte em mãos;
  • Esteja com as vacinas em dia e leve sua carteirinha. Alguns países fazem exigência de determinadas vacinas, como por exemplo, da febre amarela;
  • Leve sua permissão internacional para dirigir: mesmo que não pretenda alugar nenhum carro, é bom estar prevenido.

Como encontrar uma passagem barata para sua primeira viagem ao exterior

Pesquise sua passagem barata

A pesquisa é a melhor maneira de encontrar uma passagem barata. Se você tem dúvida de onde comprar, entre no site da 123 milhas.

O site compra milhas aéreas no mercado e emite passagens promocionais por valores muito mais baratos comparados ao mercado. Com isso, você economiza até 50% no valor do bilhete!

Arrume sua bagagem

Após organizar os documentos, é importante começar a pensar em organizar sua mala para não pagar excesso de bagagem – visto que é bem mais caro do que as taxas de voos nacionais – e não ser barrado no check-in.

Fique atento também a objetos que são podem conter na bagagem de mão como objetos cortantes e produtos inflamáveis ou explosivos e, ainda frascos com líquidos com mais de 100ml que também não são permitidos.

Com relação a passagem despachada, as companhias aéreas podem incluir no preço de passagem de avião diferentes franquias para o passageiro utilizar esse serviço, ou até não cobrar pelo mesmo. Por isso, esteja bem atento quando for pesquisar sua passagem barata para ver o que está sendo oferecido e cobrado nela.

Reserve sua hospedagem e transporte

Com suas passagens promocionais em mãos já comece a pesquisar pela sua hospedagem no destino e o tipo de transporte a utilizar.

No caso dos hotéis, antes de efetuar a reserva, pesquise se aquele local é um estabelecimento seguro. Muitos casos de roubos pelos próprios funcionários são divulgados com frequência!

Se o orçamento estiver reduzido, opte por hotéis coletivos ou hostels, e até considere alugar uma casa, visto que o valor da estadia será bem menor.

Com relação ao transporte, se for dirigir no destino escolhido, lembre-se que nem todos os países aceitam a nossa Carteira Nacional de Habilitação. Por isso, solicite com antecedência a Permissão Internacional para Dirigir, que pode ser retirada no próprio Detran.

Se não for necessário dirigir, opte por se locomover em trens, metrôs e ônibus que sairá mais barato para seu bolso.

Agora com a passagem barata em mãos e ciente de todas as principais dicas, você já pode começar a sonhar com o grande dia!