Descubra se a comida no avião é a mesma para voos econômicos, executivos e da primeira classe

Para quem nunca viajou de avião, ou apenas se limitou a voos nacionais, pode ser que a comida no avião seja uma incógnita importante, isso porque alguns voos podem durar muitas horas e estar bem alimentado é importante. Nesse post vamos esclarecer como funciona o sistema de alimentação em voos nacionais e internacionais.

Independentemente se o destino escolhido é nacional ou internacional, o que vai fazer diferença na hora de viajar é o tipo de passagem que foi adquirida, isso porque normalmente as passagens aéreas são classificadas em 3 tipos*:

Comida de avião na Classe Econômica:

Na classe econômica você tem o básico de todos os serviços que podem ser desfrutados no aeroporto, e no avião. Os assentos tendem a ter um tamanho “menor” quando comparados aos das classes superior e a comida no avião tende a ser mais comum, com um cardápio menos variado.

Quando o assunto é comida na classe econômica, em voos nacionais e com uma distância pequena normalmente não é servido comida no avião, os passageiros normalmente recebem um pequeno lanche, que pode variar de acordo com a companhia aérea e a hora do dia.

Comida no Avião - Classe Economica na KLM
Refeição da Classe Econômica na KLM – Foto Reprodução

Em voos internacionais normalmente há a necessidade de servir uma refeição a bordo, isso porque os voos para outros países demoram mais para chegar aos seus destinos.

Na classe econômica a comida que é servida não costuma ter muita variedade e isso se repete nos opções de bebidas, no entanto satisfaz o objetivo principal: matar a fome!

Quem paga passagens aéreas mais baratas geralmente recebe sua alimentação em recipientes plásticos e isso inclui os talheres, embora tudo isso não seja tão ruim também não é um banquete.

Visando agradar seus clientes as companhias aéreas vêm procurando cada vez mais melhorar os cardápios a bordo, um exemplo é a Azul que fechou uma parceria com o Buzina Food Truck para servir um menu especial tanto para a classe econômica quanto para executiva.

Comida de avião na Classe Executiva:

Na classe Executiva as regalias são muito maiores do que na classe econômica. Normalmente os assentos tendem a ser maiores e mais espaçosos. E a comida na classe executiva também é diferente, costuma ser mais elaborada. Você inclusive pode ver como é a experiência de viajar na classe Executiva.

Comida no Avião - Classe Executiva na KLM
Refeição da Classe Executiva na KLM – Foto Reprodução

Em voos internacionais o cardápio da comida no avião costuma ser elaborado por chefs renomados, alguns inclusive possuem algumas das famosas estrelas michelin conforme você pode ver na matéria sobre a KLM é no post sobre o menu da Air France.

A Classe Executiva conta com cardápio de alimentos bem variado e em algumas companhias é possível beber champagne e vinho.

Comida de avião na Primeira Classe:

Normalmente viajar de primeira classe não costuma ser uma opção para voos nacionais, isso porque essa opção de luxo vale mais a pena para voos de longa distância.

Inclusive quem viaja de primeira classe tem direito a vários “mimos” especiais como: ter uma poltrona que vira uma cama confortável, possuir acesso às salas vips, ganham kits de higiene pessoal de luxo e vários outros detalhes que fazem a valer a pena cada centavo.

Nós fizemos uma matéria falando como é voar de primeira classe em uma companhia de luxo, vale a pena conferir!

Mas o assunto principal é a respeito da comida na primeira classe. O primeiro diferencial notável são recipientes e talheres, diferente da classe econômica, você vai pode usufruir de pratos de porcelana, copos e taças de cristal, além de talheres de prata.

comida no avião - Primeira Classe na Emirates
Loung da Primeira na Emirates – Foto Reprodução

A comida servida também é muito mais saborosa, muitas vezes parte é preparada na hora por chefs especialistas no assunto. Não importa se você não gosta ou não pode comer determinada comida, porque o cardápio tem opções para todos os gostos, desde coisas simples às mais sofisticadas.

Voar de primeira classe em companhias aéreas de luxo pode ser ainda melhor, na Emirates Airlines por exemplo, você tem um menu completo a sua disposição e a comida é servida quantas vezes você quiser, durante todo o voo. Dentre as opções de comida você pode apreciar o raro caviar iraniano, conhaques, champanhes, vinhos exclusivos e caros.

Quem voa de primeira classe tem atendimento especial e exclusivo desde a compra da passagem até a chegada no destino final, o que inclui a comida que é servida no voo.

*Os nomes das classes podem variar, porém o objetivo é o mesmo, dar benefícios de acordo com o tipo de passagem adquirida.

Veja um vídeo que mostra como funciona o processo de preparação e distribuição da comida no avião:

Gostou de saber como funciona a comida no avião? Já teve a oportunidade de aproveitar esse benefício? Conte para gente o que você achou da comida que foi servida!

Não deixe também de assinar nossa Newsletter para receber dicas, novidades e promoções de passagens aéreas.