Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma

Quando você vai fazer uma grande viagem, às vezes não é suficiente para dizer às pessoas sobre como foi, você também vai quer mostrar como foi. E no nosso mundo cada vez mais digital, a melhor maneira de fazer isso é com um vídeo, mas nem todos tem habilidades para fazer gravações dignas de Hollywood nas viagem, mas com algumas técnicas simples, é possível fazer uma gravação incrível da sua viagem mesmo sem experiência alguma.

Vídeos de viagem – quando bem feitos – têm o poder de inspirar e compartilhar histórias de uma maneira emotiva e imersiva. Eles também fazem lembranças maravilhosas ficarem marcadas em nossas mentes por muito mais tempo.

Além de conseguir repassar momentos indescritíveis de forma muito mais vívida do que apenas por fotos.  Você não tem que ser um profissional para fazer um vídeo de viagem espetacular.

Como fazer um vídeo de viagem sem nenhuma experiência

Reuni algumas dicas de profissionais do ramo, para que mesmo sem experiência alguma, você consiga fazer ótimo vídeos, apenas com um pouco de planejamento, uma filmagem básica e caso queira ir além, com alguns programas de edição que o ajudarão a criar ótimos vídeos de viagem.

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

Para fazer um vídeo de viagem, primeiro tenha o equipamento certo em mãos

Antes de partir para o seu destino, certifique-se de que está levando tudo o que precisa para ter os resultados que deseja. Primeiro, decida que tipo de câmera usar.

É importante ter em mente que tipo de equipamento você pretende usar, é possível fazer vídeos muitos bons com a câmera do seu celular, principalmente se ele for um modelo de última geração.

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

Se você quiser fazer um vídeo de viagem com imagens de alta qualidade, uma boa opção é comprar uma câmera DSLR (semi profissional) ou até mesmo uma câmera portátil amadora.

Se você pretende se movimentar bastante, praticar esportes radicais, ou capturar imagens em baixo da água, uma câmera ao estilo GoPro é uma ótima câmera multifuncional perfeita para capturar grandes aventuras.

Embora seja tentador comprar uma câmera “especial”, pode não ser uma boa opção se você não pretende utilizar em outras ocasiões, afinal em muitos casos o celular já é bom o suficiente. A qualidade de imagem dos smartphones está melhorando constantemente, e há muitas maneiras de melhorar essa qualidade também.

Além disso, se você estiver planejando gravar vários áudios, ou pretenda fazer gravações em ambientes com muito vento, pode ser uma boa idéia para investir em um microfone externo de alta qualidade.

Proteja seu equipamento

Quando você decidir que tipo de câmera você pretende levar para fazer o vídeo de viagem, você precisará do material certo para proteger a câmera durante suas viagens (caso não opte por usar o celular).

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

Há uma diversidade bem grande quando se trata de bolsa de proteção para câmeras. É importante comprar uma que seja adequada para o seu equipamento, não adianta nada comprar uma bolsa muito pequena, e também não é muito prático levar uma muito grande.

Se você está planejando fazer gravações com uma GoPro, o VentureCase da GoPro é o mais indicado para manter sua câmera e acessórios secos e organizados.

 

Acessórios adicionais

 

É importante ficar atento à alguns acessórios que você não é obrigado a ter, mas que farão toda a diferença em algumas situações.

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

Ter baterias reserva por exemplo, é uma excelente opção para quem pretende fazer gravações longas, afinal, você não vai querer ficar na mão no meio de uma gravação incrível.

Tripés, monopés (ou pau de selfie), flash externo e para sol são alguns outros acessórios adicionais que podem ser bem úteis na hora de gravar um vídeo de viagem excepcional. Fique atento às necessidades da sua gravação, e escolha cuidadosamente os acessórios necessários.

 

Saiba para onde você está indo

Fazer viagens espontâneas é muito divertido, mas se você sabe que você vai fazer um vídeo para documentar suas aventuras, é importante você saber para onde está indo. Por isso, antes de sair, certifique-se de ter um itinerário mesmo que resumido de onde você estará e quando você estará lá.

Fazer isso é importante, não só porque irá ajudá-lo a planejar o seu vídeo final, mas também lhe dará a oportunidade de pesquisar o que você vai ver quando estiver lá.

Verifique as condições climáticas do destino para determinar quando será o melhor momento para fazer filmagens perfeitas. A hora do dia também desempenha um grande fator quando se trata de obter um vídeo perfeito.

Por exemplo, se você quiser capturar silhuetas na Ponte Carlos em Praga, é melhor visitar o local na parte da manhã, durante a hora do nascer do sol, quando é menos lotado.

Use a tecnologia ao seu favor e pesquise bastante sobre o local, veja fotos, vídeos e recomendações de outras pessoas que já estiveram lá. Isso vai te ajudar a ter uma visão mais ampla das possibilidades.

Para fazer um vídeo de viagem, você precisa criar uma pequena lista

O maior erro que você pode cometer quando for fazer um vídeo de viagem é deixar para descobrir o que você deseja gravar na hora que você já estiver no local.

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

A maioria das pessoas tende a retirar suas câmeras da bolsa instintivamente (por exemplo, sempre que vêem algo interessante). Mas para fazer um vídeo de viagem incrível, é importante planejar antes, para que você possa filmar todas as imagens que você precisa.

Se você planeja visitar a Torre Eiffel em Paris, por exemplo, você vai querer mais do que apenas um vídeo sem graça do topo da torre. Aqui está um exemplo de uma lista que você pode fazer para esta experiência específica:

 

  • Olhar a Torre Eiffel da rua e estabelecer a parte filmada;
  • Filmar ou fotografar a base da Torre;
  • Filmar ou fotografar você comprando o seu bilhete;
  • Filmar ou fotografar você pegando o elevador para o topo;
  • Fazer uma filmagem geral da visão de Paris.

Descrever e fazer tudo isso significa mais trabalho, mas você ficará feliz por ter todas aquelas filmagens quando se sentar para editar seu vídeo de viagem e ver o resultado final, será muito mais incrível do que apenas uma simples filmagem do topo da Torre Eiffel.

Narração em um vídeo de viagem

Pode ser interessante fazer uma narração para ajudar a contar sua história durante a viagem. Há duas maneiras de fazer isso – durante ou após a viagem.

Se você quiser fazer a sua narração em uma parte específica do seu vídeo, lembre-se de “conversar” com a pessoa do outro lado enquanto grava o vídeo.

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

Se você optar por esperar e adicionar a narração após a viagem, será uma ótima maneira de refletir sobre suas memórias de viagem.

Tudo que você precisará fazer é escrever um script e gravar o áudio de forma separada. Pense nesse momento como uma oportunidade para realmente organizar sua história.

 

Fazendo vídeo com entrevistas

Outra maneira de animar seus vídeos de viagem é trazendo pessoas para eles. Apenas certifique-se de pedir permissão antes de começar a gravar. Guias de viagem, locais e até mesmo seus parceiros de viagem todos são muito bem vindos para dar “entrevistas”.

Você pode fazer um “mini documentário” sobre a cultura local, sobre curiosidades, histórias, e o que mais você quiser. Entrevistas são ótimas oportunidades para você deixar gravado ainda mais esses experimentos culturais.

Fazendo vídeos no estilo Time Lapse

Videos no estilo time lapse são hipnotizantes para assistir e fácil de fazer, então não há nenhuma razão para você não fazer um vídeo nesse estilo durante sua viagem.

Se você não sabe do que estamos falando, com certeza já viu, mas não sabe, basease na técnica de gravar determinado local por um bom momento, e registrar as transformações que ocorrem nesse período.

Para deixar tudo mais incrível, o vídeo é acelerado para passar a impressão que o tempo está passando. Você pode conferir um exemplo desse tipo de vídeo abaixo:

Muitas câmeras, incluindo seu smartphone, têm funções de time lapse que você pode aproveitar. Tudo que você precisa fazer é escolher o local adequado, o que você pretende filmar, e depois é só parar sua câmera em um lugar estável e esperar.

Nem sempre é necessário, mas é útil ter um tripé à mão para filmar grandes intervalos de tempo. Se você não tiver um tripé, apenas certifique-se de ter uma superfície plana onde você pode colocar sua câmera ou telefone.

Para tirar o máximo proveito do seu time lapse, procure cenas em movimento, seja uma cidade movimentada, as ondas do mar, nuvens em movimento ou um pôr-do-sol vívido.

Pessoalmente, eu gosto de usar time lapses em minha viagem, coloco a minha câmera em um restaurante ou em qualquer lugar que eu sei que vou ficar parada por um longo período de tempo, e só aproveito o resultado.

Editando seu vídeo de viagem

Quando a viagem acabar é hora de sentar e olhar suas filmagens. Concentre-se nos momentos que se destacam e corte qualquer coisa que não tenha se saído tão bem quanto você esperava.

A menos que você documentou algo verdadeiramente magnífico, o mundo não precisa ver suas imagens embaçadas ou trêmulas.

Quando você escolher quais cenas serão usadas, sente-se e pense sobre a história que você está tentando contar e como você pode usar algumas das técnicas acima (narração, time-lapses, etc.) para trazer dar vida para essa história.

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

Quando se trata de software, há uma abundância de ferramentas de edição de vídeo gratuitas que você pode usar para colocar editar seu vídeo sem grandes conhecimento. Um exemplo é o Windows Movie Maker que já vai instalado nos computadores que tem Windows.

Infelizmente para usuários de Mac, o iMovie não é mais gratuito, mas está disponível por US $ 14,99 na Apple Store. Se você está disposto a pagar para ter um software de edição mais avançado, programas como Adobe Premiere ou Final Cut Pro são uma ótima maneira de dar a seus vídeos uma cara mais profissional.

Para usar esse tipo de programa é necessário ter mais conhecimento técnico, porém existem vários tutoriais disponíveis na internet que ensinam como fazer coisas simples.

Pense na música

Se você quer fazer um vídeo de viagem épico, vai precisar da música perfeita, infelizmente você pode ter problemas se tentar fazer upload de seu vídeo para uma plataforma pública em sites como Facebook e YouTube. Inclusive eles costumam remover vídeos que usam músicas que estão sob copyright.

Como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma
Reprodução: Pixabay

A melhor maneira de compartilhar seu vídeo com seus amigos e com o resto do mundo é procurar músicas isentas de royalties. Apenas certifique-se de creditar a fonte original.

Existem muitos sites para encontrar este tipo de música, como Bensound ou Sound of Picture. E se você insistir que seu vídeo está incompleto sem a sua música favorita, você sempre pode tentar comprar os direitos ou apenas manter uma versão particular do seu vídeo.

Se além de filmar, você também gosta de fotografar momentos memoráveis da sua viagem, confira nosso outro post com 12 Dicas para fazer fotografias incríveis durante a viagem.

Ainda não sabe para onde será a sua próxima viagem? Então visite um dos 10 países mais felizes segundo a ONU, eu te garanto que são destinos incríveis, e que você conseguirá fazer filmagens de tirar o fôlego.

Gostou da nossas dicas? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam fazer vídeos de viagem incríveis. Se tiver alguma dica extra sobre filmas será um prazer ler seu comentário!

Aproveite para assinar de graça nossa newsletter para receber as melhores promoções de passagens aéreas, dicas e novidades relacionadas ao mundo das viagens!