Como tirar visto e quais países exigem visto para turistas

Para visitar países muitas vezes é necessário possuir uma autorização chamada  de visto, agora vamos falar como tirar visto para diversos países.

Viagem internacional não é simplesmente comprar a passagem, embarcar e visitar outras países. Para quem ama viajar, é claro que etapas burocráticas como tirar o passaporte e tirar vistos são tarefas que mesmo sendo chatas não diminuem a importância da viagem!.

O que é o visto de entrada?

Visto é o documento para a permissão de circulação em países estrangeiros, ele é emitido pelo consulado do país a ser visitado, que te autoriza entrar e sair de forma legal. Este documento tem uma data definida, sendo assim você não pode entrar e sair sem que o visto esteja dentro de um período válido.

Ao tirar o visto normalmente é questionado quanto tempo você irá ficar no país e qual é o objetivo da visita: se é para passeio, trabalho e outros. O visto é emitido de acordo com as respostas que são dadas ao consulado do país.

Qual a diferença entre visto e passaporte?

O passaporte é emitido no Brasil pela Polícia Federal e serve como um documento de identificação internacional, ele é como se fosse o seu RG em outros países, porém não substitui esses documentos, se você ainda não tem o seu e pretende viajar para fora do Brasil veja aqui como solicitar o seu passaporte.

Como tirar visto
Reprodução: Acervo

O visto é uma permissão para entrada e saída dos países, ou seja, ter apenas o passaporte não é o suficiente para entrar em países como Estados Unidos, Canadá, China e muitos outros.

Como tirar o visto

O  visto para viajar é emitido pela Embaixada do país que você deseja visitar, o procedimento para tirar o visto é diferente de acordo com o país escolhido, ou seja, tirar o visto para os Estados Unidos não é igual tirar o visto para Índia, Canadá ou qualquer outro país.

Tirar o visto para viajar aos Estados Unidos por exemplo requer o cumprimento de diversos protocolos, como preencher alguns formulários corretamente, agendar uma entrevista com o consulado Norte Americano e levar documentos comprobatórios de renda. Para passar por todo esse processo é necessário realizar o pagamento de diversas taxas.

Como tirar o visto internacional
Reprodução: Acervo

É importante ressaltar que para obter o visto, o processo nem sempre será o mesmo, e variará de país para país, podendo ou não ocorrer a cobrança de taxas.

Após ter o seu visto de entrada para um país aprovado ele será anexado ou carimbado no seu passaporte. Por isso é essencial ter o passaporte antes de dar entrada no visto,  e nunca se esquecer de sempre andar com o passaporte durante a sua estadia no país.

Como tirar visto para países que exigem visto de entrada de turistas?

A lista de países que exigem visto para entrada no país muda constantemente, por isso é importante ficar de olho e atualizado consulte o site do Ministério do Turismo quando programar sua viagem internacional. Sem essa autorização você não consegue passar do aeroporto, fizemos uma lista com os principais países que é obrigatório tirar o visto:

Afeganistão

Arábia Saudita

Argélia – Confira como tirar seu visto

Armênia – Confira como tirar seu visto

Austrália

Azerbaijão

Bahrein

Bangladesh

Benin

Bielo Rússia

Burkina Fasso

Burundi

Butão

Cabo Verde – Veja como tirar visto para Cabo Verde

Camarões – Veja como tirar visto para Camarões

Camboja

Canadá – Veja como tirar visto para o Canadá 

Cazaquistão

Chade

China – Veja como tirar visto para China

Congo

Coréia do Norte

Costa do Marfim

Cuba – Veja como tirar visto para Cuba

Egito – Veja como tirar visto para Egito

Emirados Árabes Unidos

Estados Unidos da América – Veja como tirar visto para os Estados Unidos

Etiópia – Confira como tirar seu visto

Gana

Granada

Guiana Francesa

Guiné

Iêmen

Ilhas Seychelles

Índia – Veja como tirar visto para Índia

Indonésia – Confira como tirar seu visto

Irã

Iraque

Japão – Veja como tirar visto para o Japão

Jordânia

Líbano

Libéria

Líbia

Madagascar

Malawi

Maldivas

Mali

Mauritânia

Nigéria

Paquistão

Quênia – Veja como tirar visto para o Quênia

Ruanda

Senegal

Serra Leoa

Síria

Taiwan

Tibet

Timor Leste

Uganda

Vietnã – Veja como tirar visto para o Vietnã

Zâmbia

Zimbábue

Quais países NÃO exigem visto para entrada no país?

Mais de 153 países permitem que a visita de pessoas sem vistos, nos países da América do Sul por exemplo apenas o RG é suficiente para conhecer os países vizinhos. Há algum tempo atrás também listamos países incríveis que não solicitam o visto para entrada de turistas.

Conhece alguém que vai viajar para outro país? Não deixe de compartilhar essa matéria! Para ficar por dentro de novidades e promoções de passagens aéreas imperdíveis, assine nossa Newsletter logo abaixo.