Comprei minha passagem aérea promocional e tive alterações na minha viagem, e agora?

Imprevistos pessoais, documentos fora do prazo de validade e diversas outras circunstâncias podem mudar seus planos de viagem! Mediante a situações assim, o que podemos fazer para não perder a passagem aérea promocional?

A resposta para essa pergunta cruza nosso caminho durante o procedimento de compra: o regulamento!

O problema é que nem todas as pessoas param para ler esse documento importante, principalmente quando é o caso de passagens aéreas, porque tanto a pressa quanto o medo de perder a promoção de passagem aérea são maiores do que a cautela de analisar todas as regras da compra.

Conheça as principais instruções para alteração de viagem

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibiliza algumas informações que te ajudarão a saber como proceder nessas ocasiões. Confira!

    • Desistência em até 24 horas: Após receber o comprovante da compra da passagem aérea, o passageiro terá até 24 horas para desistir da sua compra, sem qualquer custo, desde que a aquisição da passagem tenha sido feita com 7 dias ou mais de antecedência em relação a data do voo.
    • Remarcação da data ou reembolso da passagem: Após decorrido o prazo de 24 horas, você poderá remarcar o seu voo para outra data ou solicitar o reembolso do valor pago, estando sujeito a eventuais multas contratuais e ao pagamento de diferença tarifária, se for o caso. Os custos da remarcação e do reembolso são calculados sobre o valor dos serviços de transporte e sua variação ocorrerá de acordo com as regras do contrato de transporte da passagem aérea adquirida. As multas cobradas pela empresa aérea não poderão ser maiores que estes valores, mesmo sendo passagem aérea promocional.
    • Alteração do voo por parte da empresa aérea: Se avisadas com antecedência elas não geram qualquer obrigação à empresa aérea – por isso, deve ser informado ao passageiro no prazo de até 72 horas antes da data do voo original. Se esta informação não for repassada ao passageiro dentro do prazo ou a alteração for superior a 30 minutos (voos domésticos) e a uma hora (voos internacionais) em relação ao horário de partida ou de chegada, a empresa aérea deverá tomar providências que não prejudiquem o passageiro.

Como proceder em casos de alteração com sua passagem aérea promocional

Como proceder quando as passagem aérea promocional for comprada com milhas?

Recomendamos que em todos os casos de passagens promocionais ou compra de passagens com milhas você verifique no próprio regulamento da compra ou da empresa se é válido solicitar reembolsos, alterações ou cancelamento, porque essas opções não se aplicam a todas as passagens aéreas.

Na 123Milhas, por exemplo, não é possível realizar remarcação de voos. No caso de ter que adiar a viagem, você deve consultar os termos de cancelamento e reembolso da empresa – lembrando que todo processo segue o padrão de cada companhia aérea.

Isso mostra o quão importante é organizar tudo com antecedência e conseguir se informar sobre todos os detalhes em casos de imprevistos ou urgências!