Vai viajar para os Emirados Árabes? Então fique de olho, crise internacional afeta voos, entenda.

Não é segredo algum as tensões existentes no oriente médio, porém é seguro viajar para a maioria dos países da região, e muitos viajantes o fazem sem problema algum. Porém se você comprou passagens aéreas recentemente para viajar para algum dos países pertencentes ao Emirados Árabes (Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Iêmen, e Emirados Árabes Unidos), é importante ficar alerta em relação a crise internacional que essa região está enfrentando.

Acontece que os governos dos Emirados Árabes estão acusando o Catar de apoiar o terrorismo, e por isso os país membros decidiram romper relações diplomáticas com o Catar nesta segunda-feira (05/06), em decorrência dessa decisão, serão fechadas todas as fronteiras (aéreas, marítimas e terrestres) com o país.

O Ministério da Aviação Civil egípcio informo que os voos entre o Catar e o Egito serão suspensos a partir de terça-feira (06/06), por tempo indeterminado até que a situação se resolva.

Aviões do Catar não podem sair nem voltar da Arábia Saudita, além disso eles também estão impedidos de cruzar o espaço aéreo do país. Além de fechar as fronteiras com o Catar, os membros dos Emirados Árabes também exigiram que cidadãos do Catar retornem para seu país de origem em até 14 dias.

A companhia aérea Qatar Airways suspendeu até a meia-noite todos os voos para a Arábia Saudita, após a ruptura de relações e o fechamento das fronteiras entre os dois países.

A decisão gerou um efeito cascata, com muitos outros países decidindo romper relações com o Catar, o que pode impactar ainda mais quem tiver algum voo para a região, ou com escalas por lá.

Posicionamento das companhias aéreas em relação a crise

A principal companhia afetada pela crise é a Qatar Airways, que possui voos vários com conexão em Doha. A companhia área se posicionou publicamente sobre o assunto informado que todos os voos para a Arábia Saudita estão suspensos por tempo indeterminado.

Devido a essa situação, todos os passageiros que forem afetados poderão pedir o reembolso total ou fazer novas reservas para outros destinos operados pela Qatar sem nenhum custo.

Se você faz parte dos afetados pode entrar em contato com a empresa através do telefone (11) 2575-3000 ou por e-mail atendimentoaocliente@br.qatarairways.com.

Nota com posicionamento da Qatar Airways
Nota com posicionamento da Qatar Airways – Imagem: Reprodução

A Emirates, a flyDubai e a Etihad Airways  são as 3 principais companhias aéreas dos Emirados Árabes que também optaram pelo fechamento das conexões áreas e das fronteiras terrestres marítimas dos três países vizinhos do Catar a partir de terça (06/06), por causa dessa decisão todos os voos de ou para Doha serão suspensos indefinidamente, e terão aceitar as alternativas oferecidas pelas empresas.

Para os passageiros afetados a Emirates, ofereceu o reembolso total do valor da passagens ou a remarcação para outros destinos operados pela companhia. Se você faz parte dos afetados pode entrar em contato com a empresa através do telefone 11) 5503-5000 (call center) e 0800 770 2130 (SAC) ou pelos e-mails lojario@emirates.com, ou loja.sao@emirates.com.

Nota com posicionamento da Emirates
Nota com posicionamento da Emirates – Imagem: Reprodução

Conforme nota divulgada pela Etihad, a companhia também irá providenciar o reembolso para passageiros que escolherem esta opção ou a remarcação da passagem para outros destinos. Se você faz parte dos afetados pode entrar em contato com a empresa através do telefone +971 (0) 2599 0000 ou pelo site etihad.com oficial da empresa.

Nota com posicionamento da Etihad Airways
Nota com posicionamento da Etihad Airways – Imagem: Reprodução

Para mais informações continue atento ao site do melhor embarque, faremos de tudo para manter você a par das decisões a respeito dos voos para a região dos Emirados Árabes e Catar.

Fonte – G1