Cuidados básicos para não cair no golpe das passagens promocionais

Ser vítima de um golpe é uma situação que pode acontecer com qualquer um, mas é preciso se informar e fugir de ofertas que podem ser boas demais para ser verdade. É o que aconteceu com o recente golpe das passagens promocionais.

A fraude que causou prejuízo a diversas vítimas consiste na prática de criminosos que se apresentavam como vendedores intermediários de passagens com milhas, prometiam preços baixíssimos em bilhetes de embarque e depois sumiam.

Ao realizar uma viagem é certo que todo mundo quer obter as melhores vantagens a um preço baixo. O discurso convincente, os preços baixos oferecidos por esses criminosos, juntamente com suas referências no mercado, fazem com que muitas pessoas se tornem vítimas e percam grandes quantias de dinheiro.

Portanto, se você está planejando sua viagem dos sonhos e quer economizar, deve conferir este post até o final para saber mais sobre o perigo do golpe das passagens aéreas promocionais e como se proteger desta e de outras fraudes na hora de realizar sua viagem.

Entenda o golpe das passagens promocionais

Os estelionatários se apresentam como vendedores individuais de passagem aérea promocional. Feito isso, argumentam que têm acesso a pontos de milhagem nas empresas do ramo, e que por isso, conseguem obter preços mais baixos aos cobrados diretamente do consumidor sem auxílio dos pontos.

Os criminosos possuem um discurso altamente convincente e possuem até mesmo quem indique seus serviços. Isso porque em uma primeira ocasião, eles de fato repassam as passagens para as vítimas – dando calote nas empresas de viagem – mas após ganharem a confiança, passam a aplicar o golpe e somem.

Saiba como evitar golpe para passagens promocionais

Quais cuidados tomar para não ser vítima do golpe

Evidentemente os estelionatários usam de todas as artimanhas possíveis para ganhar a confiança e roubar o dinheiro de suas vítimas, mas se prevenir antes de comprar uma passagem barata pode evitar que você seja vítima de um golpe.

A primeira dica é não se ater somente em indicações de amigos e familiares no momento em que você for comprar uma passagem aérea.

No próprio golpe das passagens promocionais, algumas pessoas de fato concluem sua compra com sucesso, mas unicamente com a intenção de serem usadas para indicar o “trabalho” dos golpistas.

Procure sempre por referências da empresa em redes sociais e na internet. As páginas do facebook contam com um sistema de avaliação – pesquise por comentários de quem já experimentou os serviços oferecidos.

Caso a empresa não tenha site ou esteja nas redes sociais, desconfie.

Se a comunicação do profissional for somente por aplicativos de mensagens instantâneas você também deve ficar atento. Se possível, tenha mais que um número de contato, de preferência um fixo e se informe sobre o endereço físico do prestador de serviço.

Verifique no site da companhia aérea se a passagem aérea que está sendo vendida a você realmente existe e se todas as informações do vôo conferem.

E por fim, tenha preferência por empresas conceituadas que são reconhecidas no segmento.

A 123Milhas, por exemplo, é uma empresa com um processo transparente que emite passagens aéreas com valores promocionais. Desde o momento da compra até seu embarque, é possível monitorar sua passagem. Acesse o site e confira as oportunidades!