Descubra como viajar sem pagar a hospedagem!

Existem pessoas que largariam tudo para colocar uma mochila nas costas e viver momentos inesquecíveis mundo afora, porém os custos com hospedagem são os grandes vilões na maioria das viagens, já pensou como seria incrível viajar sem ter que pagar um centavo para se hospedar? Saiba que é possível com uma nova maneira de viajar, explore o mundo trocando suas habilidades por acomodação. Se você ficou curioso para saber como isso é possível, e como já aproveitar essa oportunidade já na sua próxima viagem, continue lendo e não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais, eles com certeza vão adorar!

Graças aos avanços tecnológicos, é possível trocar suas habilidades por hospedagem gratuita, alimentação e outros benefícios em dezenas de países. Isso é possível através de uma plataforma que conecta milhões de anfitriões e viajantes ao redor do mundo, permitindo que o viajante possa economizar na viagem e ter uma imersão na cultura local.

A Worldpackers é uma comunidade internacional que pode te proporcionar experiências incríveis. São centenas de hostels, pousadas, ONGs, comunidades e projetos ecológicos dispostos a oferecer acomodação e alimentação em troca de algumas poucas horas de trabalho por semana. Os trabalhos disponíveis têm descrições variadas, indo desde vagas para auxiliar na arrumação e administração do hostel, até funções de designer gráfico ou músico.

Como funciona a Worldpackers

Descubra como viajar sem pagar a hospedagem
Descubra como viajar sem pagar a hospedagem

Você deve estar se perguntando como funciona a plataforma. Bom, para tornar-se um worldpacker você precisa ter entre 18 e 35 anos, estar disposto a realizar o trabalho descrito e ter um bom nível do idioma solicitado na descrição da vaga, que na maior parte dos casos é o inglês. Por conta disso, o sonho de viajar o mundo reflete a importância de aprender uma segunda língua.

Esta plataforma é perfeito para pessoas que viajam sozinhas pela primeira vez já. A segurança é muito importante, há comentários de outros viajantes em cada projeto e os anfitriões passam por um processo de verificação. E uma dado bem legal é que 70% dos usuários da Worldpackers são mulheres.

O site também é interessante para pessoas que querem fazer uma viagem mais longa, de pelo menos 3 meses. Muitas vezes, o que determina quanto tempo dura uma viagem é exatamente o orçamento. Alojamento e alimentação juntos representam cerca de 70% dos custos de uma viagem e com a Worldpackers você pode economizar nesses custos.

Onde encontrar parceiros do programa

Com a Worldpackers, você pode encontrar oportunidades em todo o mundo. Você pode fazer uma pesquisa por região, país ou cidade. As regiões são África, Ásia, América Central, Europa, Oriente Médio, América do Norte, Oceania, América do Sul e Sudeste Asiático. São mais de um milhão de viajantes e anfitriões de 170 países que fazem parte da comunidade!

Tipos de hospedagem e trabalho

A plataforma permite que você pesquise projetos por:

1. Tipo

Troca de trabalho: troque suas habilidades por acomodação;
Impacto social: voluntário em ONGs, escolas e projetos sociais;
Programa Eco: construa ecovilas, fazendas e projetos de permacultura;

2. Disponibilidade

Última hora: precisa de ajuda imediatamente;
Por mês;

3. Como você ajuda

Acolhendo e Ajudando Convidados
Comunicação e Marketing
Convidados Interativos e Divertidos
Tarefas construtivas e práticas
Ensinando e compartilhando
Trabalho comunitário
Atividades ecológicas
Tarefas de cozinha e bar
Melhorando sites e SEO
Tarefas domésticas

4. Habilidades

Jardinagem, Agricultura, Bartender, Faz tudo, Recepção, Administração, Desenvolvedor Web, Mídia Social, Ensino de Idiomas, Pintura e Decoração, Serviço de Limpeza, Promotor de Festas, Guia Turístico, Serviço Social, Fotografia, Música, Artes, Cozinheiro, professor de esportes, cuidados infantis e de animais.

5. Tipo de hospedagem

Hostel, casa de hóspedes, Pousada, Surf Camp, Ecovila, estúdio de Yoga, Home Stay, Camping, ONG, Projeto de Permacultura, Escola, Startup, Centro Holístico, Fazenda, Comunidade, Eco Lodge e Hotel.

Duração da hospedagem

Você pode concordar com o seu anfitrião quanto tempo ficará hospedado.

Curto: fique menos de um mês.
Médio: fique um mês.
Longo: fique mais de um mês.

Normalmente se você gostar do seu anfitrião e quiser ficar mais tempo, pode propor a extensão da sua visita. Normalmente você vai trabalhar 5 horas por dia durante 5 dias (fim de semana livre) em troca de acomodação. Além de alojamento, alguns anfitriões incluem refeições e até mesmo descontos em viagens e passeios. O vídeo abaixo mostra mais detalhes de como funciona essa plataforma:

Mesmo não sendo ainda uma prática muito conhecida no Brasil, este tipo de parceria entre viajante e anfitrião já é muito comum em muitas partes do mundo. A cada dia mais e mais pessoas se jogam de cabeça nessa aventura e, em muitos casos, passam meses viajando, vivendo algumas semanas em cada local, sem pagar absolutamente nada para se hospedar.

Se você gostou dessa super dica, confira 20 dicas para te ajudar a economizar dinheiro para viajar, também fique de olho em todas as promoções de passagens aéreas que postamos diariamente aqui no blog, com certeza a sua próxima viagem ficará ainda mais perto com toda essa ajuda!