12 Dicas para fazer fotografias incríveis durante a viagem

Fotos são ótimas para ajudar a guardar a viagem dos sonhos em nossa memória. Mas nem sempre temos o talento necessário para fazer retratos fiéis ao momentos incríveis que vivenciamos, porém com algumas técnicas é possível fazer registros incríveis. Se você não tem tempo para fazer um curso, não se preocupe, separamos 12 dicas de profissionais para fazer boas fotografias durante a viagem.

Em primeiro lugar, não vamos ensinar técnicas que vão te fazer virar um fotógrafo profissional. O intuito é apenas ajudar você a conseguir fotos mais marcantes.

Como nem todo mundo tem uma câmera fotográfica profissional do tipo DSLR (quem tem normalmente já sabe usar ), vou ensinar fazer fotografias incríveis com o celular, sim esse aparelhinho que você leva pra todo lado e cabe no seu bolso.

Antes de ir as dicas, é importante ressaltar que a qualidade da foto está diretamente ligada à qualidade da câmera, por isso celulares mais modernos com câmeras melhores vão tirar fotos melhores, mesmo sem você se esforçar muito.

Mesmo com as dicas que vou dar ainda existirão limitações relacionadas à qualidade da sua câmera, principalmente em ambientes com pouca luz.

Outra questão é se você quiser tirar fotos detalhadas de objetos distantes, como a lua por exemplo, não será possível ter uma foto diferente de uma mancha branca no céu, isso porque esse tipo de fotografia depende de lentes de alta qualidade e algumas funções que a maioria das câmeras de smartphones e celulares não tem.

12 Dicas para fazer fotografias incríveis durante a viagem
Reprodução: Pixabay

1 – Trate seu celular como uma câmera profissional

Um dos principais motivos para fotos de smartphones e celulares serem ruins é que a maioria das fotos tiradas por estes dispositivos são apenas para compartilhar momentos de forma rápida.

Normalmente ninguém tira fotos querendo construir obras de arte através da fotografia ou capturar a beleza através das lentes de uma câmera.

As pessoas não estão pensando sobre a captura de uma fotografia no momento que tiram fotos com o smartphone ou celular, eles estão pensando sobre o quão legal aquela foto será para ser compartilhada.

Se você quer impressionar as pessoas com a suas fotos, é necessário mudar de pensamentos, e com isso tratar seu smartphone mais como uma câmera e menos como um telefone comum.

Isso significa que você vai passar alguns minutos pensando no posicionamento das pessoas e objetos na fotografia, em como aquela foto ficaria em diferentes ângulos, quais modificações você poderia fazer na sua posição.

Tudo isso leva tempo, e é o que uma pessoa que quer tirar fotos impressionantes deve sempre fazer, parar e observar é essencial para o resultado final.

2 – Planejamento das suas fotografias

Planejando suas fotos antes de tirar, você poderá compor imagens muito mais bonitas e profissionais pelas lentes de seu smartphone. Por isso antes de sair fotografando tudo que você vê pela frente para e pense como cada detalhe se encaixa, e só então fotografe.

3 – Os filtros são seus amigos

Uma das melhores vantagens de tirar fotos com um celular é a facilidade que você tem para editar a imagem capturada. Com apenas alguns toques é possível ajustar detalhes que farão toda a diferença.

Os filtros podem dar destaque para uma foto “sem graça”. Porém você tem que estar ciente que eles não farão mágica. Inclusive, o excesso de filtro, ou o uso do filtro errado, pode acabar deixando a foto muito superficial e falsa.

Quando você for adicionar um filtro, pense na composição da fotografia com diversos filtros e assim, tirar sua foto. O filtro é apenas mais um componente da composição mas não é o mais importante.

Composição são todos os elementos que integram uma fotografia: o assunto que está sendo fotografado, a iluminação, o ângulo, a exposição.

4 – Seja versátil

Se você visitar o Cristo Redentor vai ver todo mundo tirando foto com os braços abertos. Ao ir no coliseu verá pessoas encenando uma guerra, na Torre de Pisa, verá pessoas “empurrando” o prédio para o lugar.

Esse tipo de foto não tem nada de errado, porém não tem nada de incrível. Por isso, quando for fazer uma fotografia num lugar muito “badalado”, sse sua imaginação e seja criativo.

Numa ida ao Cristo, tente tirar uma foto dele contra a luz, acentuando somente a silhueta da estátua. Na Torre de Pisa, enquadre o monumento entre folhas de árvore ou em um ângulo mais arrojado. Brinque com o ambiente ao seu redor.

Fotografia de viagem não é o mesmo que fotografar a sua viagem, não se resume apenas a apontar a câmera e disparar em direção ao alvo. Faça diferente, pense diferente na hora de fazer fotos memoráveis.

Smartphones são leves, fáceis de movimentar de uma lado para o outro, e isso é perfeito na hora de tirar fotos em posições pouco convencionais.

Aproveite todas essas facilidade que usar uma câmera de celular te proporciona e não fique com medo de parecer um pouco estranho. Se você está tirando uma foto as pessoas vão entender sua posição.

Volte aos seus tempos de criança e fique em diversas posições que te proporcionem ângulos inimagináveis. Vale tudo, ficar de joelhos, de costas ou de cabeça para baixo, no final das contas você terá fotos incríveis, e vai se divertir bastante.

5 – Lentes externas são uma mão na roda

Na maioria dos casos, as lentes são mais utilizadas para situações especiais como fotos do tipo olho de peixe ou macro, que câmeras de smartphones simplesmente não são capazes de tirar. Elas custam relativamente barato e valem o preço pago.

Escolha os tipos de lentes que você gosta mais. Se você gosta de tirar fotos à distância, lentes que podem aproximar seus alvos são uma boa aquisição, embora sejam relativamente caras, vale a pena, pois o resultado é realmente demais,

Agora se o que você gosta mesmo é de tirar fotos da natureza, lentes macro são tudo o que você precisa, elas são perfeitas para tirar fotos detalhadas de pequenas coisas.

A única observação aqui é na hora de comprar a lente verificar se ela é compatível com seu smartphone. Embora existam lentes do tipo universal, as específicas para o modelo do seu celular normalmente são as mais adequadas.

6 – Teste diferentes aplicativos de câmera

Sim o seu celular já vem com um aplicativo de câmera embutido, inclusive é possível que ele seja capaz de executar diversas funcionalidades diferentes. Porém, a maioria dos aplicativos nativos costumam ser relativamente básicos.

Para fotos instantâneas eles já cumprirão a necessidade, porém se você quiser ir além, busque opções de aplicativos disponíveis na loja digital do seu dispositivo.

Alguns aplicativos de câmera em oferta no mercado melhoram o controle de estabilidade, as opções de filtro, e a capacidade de escolher um ponto de focagem e a exposição separadamente, permitindo um melhor controle sobre a imagem final. Vale experimentar alguns, digitando aplicativo de câmera na Play Store, App Store ou Windows Store. 

7 – Busque um protagonista para suas fotografias de viagem

Ao fotografar uma paisagem, veja se não tem algum animal, árvore, ou até mesmo pessoa por perto que possa dar mais vida à imagem.

Ao fotografar um pôr do sol, não torne a foto banal, somente com o horizonte e o sol. Procure algo para ser o protagonista de sua imagem, um modelo para trazer mais riqueza ao enquadramento.

8 – Você é o seu melhor zoom

Abaixe-se ao fotografar animais e crianças, a ponto da câmera ficar na altura dos olhos do fotografado. Isso trará a pessoa que estiver vendo a foto à realidade do momento. Fotos tiradas de cima para baixo são desleixadas e não produzem sentimento.

9 –  Fique atento a linha do horizonte

Muitas pessoas, que não tem experiência em fotografia, não percebem que o horizonte está torto, pois se concentram no que está em primeiro plano.

Muitas câmeras hoje em dia já vêm com um estabilizador e uma regulagem de nível que torna possível alinhar o horizonte das fotos. Se o seu celular não tiver esses recursos um tripé já é o suficiente.

10 – Evite usar flash

Flash pode ser muito importante dependendo do ambiente em que esteja fotografando, mas existem pessoas que fotografam com ele até em um dia ensolarado, por estarem contra luz ou com sombras indesejáveis.

O Flash faz a foto ficar muito artificial e não valoriza a luz ambiente. Ao invés de adicioná-lo, procure de onde está vindo a luz no momento em que está fotografando e coloque seu objeto central direcionado a ela.

Por exemplo, caso esteja fotografando um amigo num campo de flores, veja de que lado a luz do sol está vindo e peça-o para virar-se para lá.


11 – Procure a fonte de luz

Cuidado também com as sombras, dependendo da hora do dia. Perto do meio dia é a hora em que o sol está mais alto, o que faz com que todas as sombras sejam projetadas para baixo, marcando o rosto de seu modelo e dando uma impressão não tão agradável a qualquer imagem.

Por incrível que pareça, a luz em dias nublados são mais suaves e uniformes do que em dias ensolarados. Mas claro que, para fotografar paisagens, imagens com o céu azul são sempre mais prazerosas.

12 – Seja você mesmo

Seja original e espontâneo, ou pelo menos finja ser. É difícil fazer foto artificiais parecerem normais, porém olhar para os lados, fingir estar observando algo, tocando em algo, andando ou correndo sempre ajuda.

Se você quiser fotografar alguém em uma paisagem, ou quiser ser fotografado em uma, procure ficar de costas para câmera, assim a foto ficará muito mais impactante.

Com o tempo e uso do smartphone como câmera, você vai se preparando para as funções mais avançadas de câmeras semiprofissionais e profissionais, gastando apenas uma fração do custo.

Obviamente o smartphone não substituirá completamente uma câmera profissional, mas ele será um excelente aliado para aqueles que querem melhorar sua habilidade em tirar fotos. E principalmente para quem está apenas começando, ou só quer tirar fotos legais de momentos marcantes na viagem.

Depois de ter tanto esforço para tirar fotografias incríveis, é importante tomar cuidado para você não deixar todo o seu esforço ir por água abaixo, por isso descubra como salvar fotos da viagem para não perder momentos inesquecíveis.

Se além de fotografar, você também gosta de filmar momentos memoráveis da sua viagem, confira nosso outro post ensinamos como fazer um vídeo de viagem incrível mesmo sem experiência alguma.

Gostou da nossas dicas? Compartilhe com seus amigos para que eles também possam tirar fotos incríveis durante a viagem. Também deixe no seu comentário sobre a matéria. Se tiver alguma dica extra será um prazer ouvir!


Aproveite para assinar de graça nossa newsletter para receber as melhores promoções de passagens aéreas, dicas e novidades relacionadas ao mundo das viagens!