Entenda a diferença entre voo direto, com conexão e escala

[one_half][one_half] [/one_half]Quando você compra uma passagem aérea, você pode perceber que alguns voos vão direto para o destino escolhido, outros podem ter alguma conexão, ou escala em mais de uma cidade. É muito comum as pessoas terem dúvidas para diferenciar a conexão e escala dos voos. Vamos explicar cada um dos termos para esclarecer suas dúvidas.

Primeiro é importante deixar claro que um voo direto, o avião segue para a cidade de destino sem paradas. Essa é a opção mais rápida para chegar à cidade que deseja.

Os voos com escala, são aqueles em que o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final, para desembarque e embarque de outros passageiros, mas você só sai do avião quando chegar ao seu destino. Neste caso, não é necessário a troca de aeronave, apenas o tempo de viagem se torna maior que o voo direto, por conta dos procedimentos de aterrissagem, embarques e desembarques.

Já no voo com conexão, o passageiro precisa trocar de avião em um aeroporto intermediário, antes de chegar ao seu destino, ou seja, o passageiro desembarca do primeiro avião e embarca em um outro. Embora seja raro, é possível existir mais de uma conexão.

Nos casos de conexão, os passageiros devem seguir as indicações dos agentes aeroportuários. Eles orientam “passageiros em trânsito” sobre o portão e o horário de embarque do próximo voo. Em voos nacionais, as malas são transferidas para o novo avião pela própria equipe da companhia aérea, sem você ter que se preocupar.

As informações são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) com base no novo  Voar Melhor -Guia do Passageiro, lançado recentemente. O Guira traz informações atualizadas e dicas especiais sobre os limites de peso das bagagens, documentos necessários para o embarque, orientações para transportar animais, e muito mais. Ajudando os consumidores a resolverem as principais dúvidas sobre o uso do avião – desde os preparativos de viagem, compra de bilhetes, até o desembarque.