Atenção! Foi suspensa entrega de novos passaportes brasileiros!

A Casa da Moeda do Brasil, responsável pela impressão dos passaportes, afirmou em nota nesta quarta-feira (14), que a decisão de suspender a entrega dos passaportes, ocorreu por parte do Conselho de Administração da Casa, em virtude à necessidade de renovação do contrato com a Polícia Federal, que deveria ter sido devidamente formalizada, desde agosto deste ano.

A Casa da Moeda afirma que não suspendeu a confecção dos passaportes, mas a entrega desses documentos, que só será liberada quando o contrato for assinado. Assim que ocorrer a formalização, os passaportes serão enviados aos Correios que irão distribuir para a Polícia Federal.

Sobre supostas dívidas  com a Casa da Moeda, a Secretaria do Tesouro Nacional informou ao Estado que os recursos previstos no Decreto de Programação Financeira de R$ 3 bilhões,  foram integralmente repassados, e dentro do cronograma previsto, para o Ministério da Justiça.

Mas, calma, nem tudo está perdido! Enquanto não ocorre essa normalização para a emissão de novos passaportes, saiba que em alguns países da América do sul, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela, você consegue viajar apenas com o RG. Entenda melhor aqui.  Agora, se você prefere viajar apenas com o passaporte, o ideal é esperar que tudo volte ao normal o mais rápido possível sem maiores atrasos.

 

Passaporte_Mercosul

(Foto: Getty Images)