Green Card: tudo sobre o visto permanente e como a lei de Trump afeta os portadores!

Semana passada, na sexta-feira, o presidente Donald Trump decretou uma ordem executiva de banimento que impede a entrada de cidadãos vindos de sete países: Síria, Sudão, Líbia, Somália, Iémen, Iraque e Irã, mesmo que esses tenham um Green Card. Para você entender tudo sobre a entrada de imigrantes nos EUA, nós elaboramos esse guia falando tudo sobre o Green Card americano!

O que é o Green Card

O Green Card é um visto de imigração permanente concedido pelos Estados Unidos. Uma pessoa com um visto permanente é considerada um cidadão americano, e pode trabalhar e morar no país estando dentro da lei. A pessoa com um Green Card pode entrar e sair dos EUA, e a única restrição é que a pessoa não passe longos períodos fora do país, já que se assume que ela é uma cidadã americana. Pessoas com um Green Card podem ser de qualquer nacionalidade, e devem passar por um teste para conseguir o cartão, assim como um teste periódico para manter o cartão.

Quem tem direito a um Green Card?

Algumas pessoas diferentes tem direito a um Green Card. O mais clássico e mais comum é o parentesco, onde um parente de primeiro grau (mãe, pai, filho) que é um cidadão legalizado nos EUA pode providenciar um Green Card para seu parente. Avôs, tios e primos não são incluídos, porém. Outro jeito é conseguindo um emprego no país, convertendo o visto de trabalho em um Green Card eventualmente. Esses processos podem demorar um pouco e são complicados, principalmente porque o empregador deve provar que o trabalho não pode ser feito por um americano.

Outro jeito bem comum de se conseguir um Green Card é se casando com um cidadão ou cidadã americana, o que te garante um Green Card instantaneamente. Isso causa muitas pessoas a tentarem arranjar um casamento apenas para conseguir um Green Card, o que nunca é recomendado, já que a embaixada americana faz uma longa pesquisa para confirmar a legitimidade do casamento. Por fim, outra maneira é de criar investimentos nos EUA, com valor mínimo de 1 milhão de dólares que garantam pelo menos 10 empregos de tempo integral.

Existe também um jeito diferente de conseguir seu Green Card, e que infelizmente não se aplica aos brasileiros, que é a loteria do Green Card. Se trata de uma loteria anual realizada pelo Departamento do Estado Americano que tem como objetivo distribuir 50.000 cartões por ano para países com baixa taxa de imigração, para aumentar a diversidade e conseguir mais mão de obra. Como o Brasil é um país com uma taxa alta, os brasileiros não são qualificados para entrar na loteria do Green Card.

O Green Card é um documento essencial para garantir seu direito de viver nos EUA como um imigrante
O Green Card é um documento essencial para garantir seu direito de viver nos EUA como um imigrante (Foto: Forbes Brasil)

Como recuperar seu Green Card em caso de roubo ou perda

Caso você perca seu Green Card, é necessário de uma autorização de embarque para que você possa pegar um voo comercial para os EUA. Você pode conseguir essa autorização em quatro lugares no Brasil: Embaixada dos EUA em Brasília, Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Consulado Geral dos EUA em Recife e Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro. Basta você contatar o Consulado que fica mais próximo da sua cidade e requisitar uma autorização de embarque para que você possa embarcar em um voo e recuperar seu Green Card nos EUA.

O que a medida de Trump influencia na questão do Green Card?

O que Trump fez foi banir todas as pessoas vindas da Síria, Sudão, Líbia, Somália, Iémen, Iraque e Irã. Isso inclui pessoas de dupla nacionalidade, então mesmo pessoas que são cidadãs americanas com um Green Card não podem entrar nos EUA pelos próximos 90 dias.

Questões humanitárias à parte, a questão é que o decreto novo de Trump tira a força do Green Card, que, por natureza, deveria garantir ao cidadão americano livre acesso para dentro e fora do país. Ao banir o acesso de cidadãos legalizados pelo Green Card, Trump acaba com qualquer legitimidade que o cartão poderia ter, já que, afinal, esses cidadãos não podem entrar no país.

Por sorte, o Departamento de Segurança Interna americano voltou atrás na medida de Trump, e decidiu readmitir a entrada de cidadãos dos sete países que tenham um Green Card, mas que esses terão que passar por uma re-avaliação, o que torna o Green Card mais uma vez um objeto de valor, já que ainda cumpre seu papel como um passe para adentrar o país e provar que a pessoa que o possui é, de fato, um cidadão/cidadã americano.

De qualquer forma, cidadãos brasileiros que tiverem um Green Card podem entrar no país sem problemas, já que a medida de Trump atingiu principalmente os muçulmanos. Então caso você esteja com a intenção de morar nos EUA em um futuro próximo, você ainda pode tirar seu Green Card e entrar no país sem problema algum.

A lei proposta por Trump vai de contra-mão aos direitos dos portadores do Green Card
A lei proposta por Trump vai de contra-mão aos direitos dos portadores do Green Card

 

Isso é tudo o que você precisa saber sobre o Green Card, e como a medida de Trump afeta aqueles que tem o cartão.