Mais opções para viajar: ANAC autoriza operação de duas empresas aéreas de baixo custo no Brasil

Quanto mais competição melhor, pelo menos para nós que somos passageiros, por isso, se você gosta de viajar de avião, vai adorar saber que terá mais duas boas opções para conhecer o exterior em companhias aéreas de baixo custo, o que é ótimo para fazer uma boa economia! A ANAC anunciou oficialmente que a Norwegian Air e a Avian foram as primeiras empresas a obter autorização jurídica no país, com isso as opções para conhecer a América do Sul e a Europa, ficarão ainda maiores, o que pode pressionar para que ocorra um desconto nas passagens aéreas, veja mais detalhes abaixo!

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou nesta quarta-feira (08 de agosto de 2018), no Diário Oficial da União (DOU), a autorização de funcionamento jurídico no Brasil da empresa aérea Norwegian Air, de origem norueguesa e com sede na Inglaterra. A companhia aérea pretende operar no Brasil como empresa de serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal.

A Norwegian e a Avian, subsidiaria da Avianca, na Argentina, que teve autorização jurídica publicada em 25 de julho de 2018, deram início à vinda das empresas aéreas denominadas de baixo custo (low cost) autorizadas juridicamente a iniciar suas operações no país.

Noewegian Air, mais uma opção para viajar para a Europa à baixo custo
Noewegian Air, mais uma opção para viajar para a Europa à baixo custo

A Noewegian Air é a terceira maior companhia aérea de baixo custo da Europa e é famosa por operar rotas com voos de baixo custo. É importante ressaltar que essa é apenas uma primeira autorização, todo o processo dura cerca de 120 dias junto a ANAC.

Para que a Avian e a Norwegian iniciem os voos regulares, no entanto, é necessário que as empresas obtenham outra autorização da ANAC, a de operação. Ambas já possuem autorização para voos não regulares (pontuais) e podem iniciar as operações nessa modalidade, adiantando assim o funcionamento no Brasil, caso tenham interesse.

Com a autorização definitiva em mãos, as empresas poderão registrar as rotas que pretende operar e iniciar a venda de bilhetes aéreos. Especulações apontam que a Noewegian Air pode iniciar suas operações saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro com destino a Londres, porém é apenas uma especulação, uma vez que as rotas de ambas as empresas só serão divulgadas quando elas fizerem o registro dos voos na ANAC.

A Avian informou que possui interesse em iniciar as operações em setembro deste ano com voos não regulares, até que a autorização para voos regulares seja liberada.

Além dessas duas, a empresa aérea Flybondi recebeu autorização do governo argentino na última quinta-feira, 2 de agosto, para operar no Brasil. Após esse passo, a empresa deve entrar com o pedido de autorização jurídica e operacional na ANAC.

Gostou dessas novidades? Então fique de olho no nosso blog, pois estamos por dentro de todos os assuntos relacionados ao mundo das viagens com novidades, dicas e promoções de passagens aéreas, faça sua inscrição na nossa newsletter e não perca nada que postamos por aqui!