Vai viajar? Veja o que não levar na sua bagagem

Depois de comprar as passagens e planejar todo o roteiro de viagem, sempre fica uma grande dúvida: “O que levar e o que não levar na bagagem”. É comum que você se pergunte o que deve carregar na bagagem de mão, como fazer para sua mochila ficar mais leve, e a dúvida mais matadora, se a sua mala vai estourar o limite de peso.

Todo mundo que viaja já se fez alguma dessas perguntas e, agora, com a nova legislação da ANAC esse dilema aumentou ainda mais, porque de um lado o limite de peso da bagagem de mão aumentou de 5 kg para 10 kg, porém as companhias aéreas começaram a cobrar por mala despachada, sendo assim quanto mais leve você viajar, melhor. Com isso em mente confira as nossas dicas para montar uma bagagem ideal!

1 – Cosméticos

É comum mulheres se preocuparem em levar um necessaires de maquiagem, shampoo e condicionador, loções para diversas partes do corpo (para mão, rosto, pés e etc), sabonetes e por aí vai, mas atenção, esqueça tudo isso! Leve somente o necessário e, de preferência, em recipientes de até 100 ml, que podem ser carregados na bagagem de mão.

Cosméticos - Leve apenas o básico
Cosméticos – Leve apenas o básico – Reprodução: Freepik

Exagerar nos cosméticos pode lhe causar problemas com peso e quebra/vazamento de materiais. Evite dor de cabeça, levando apenas o essencial e, se precisar, compre alguma coisa no destino, além de normalmente sair mais barato, vale mais a pena. Vai viajar para o exterior? Saiba como comprar remédios!

2 – Livros

Ler é um passatempo interessante, principalmente para quem tem que enfrentar horas de voo em não gosta muito de ficar conectado, mas se você puder evitar o peso de um livro na mala, você será grato por isso. Não só por isso, mas também pela grande chance de danificá-lo, seja amassando-o e rasgando uma página.

Livros - Cuidado para não ocupar muito espaço da sua bagagem
Livros – Cuidado para não ocupar muito espaço da sua bagagem – Reprodução: Pixabay

Se mesmo sabendo desse risco você ainda for um amante das palavras e quiser levar seu velho companheiro para te distrair, uma boa opção é fazer uso de E-books (livros virtuais), que podem ser lidos no celular ou em aparelhos eletrônicos específicos para isso. Também é interessante ressaltar que muitos hotéis e hostels também têm “bibliotecas”, onde você pegar exemplares emprestados.

3 – Excesso de roupa na bagagem

Você realmente precisa de duas mudas de roupa por dia em uma viagem? Tem certeza de que as roupas que está levando combinam e cabem em você? Vai fazer compras no seu destino? Verifique tudo isso antes de encher sua mala. Afinal, ela vai ficar bastante pesada, se você preenchê-la com muitas roupas e acessórios.

Se você estiver viajando a trabalho é importante ficar atento não só ao peso da bagagem, mas como irá arrumar ela, por isso fizemos um post com dicas da melhor forma de levar seu terno na viagem, vale a pena conferir para não ficar todo amassado.

Excesso de roupa - Leve apenas o necessário
Excesso de roupa – Leve apenas o necessário – Reprodução: Freepik

Se você pretende comprar roupas no seu destino é importante ter em mente que ao viajar com uma mala abarrotada, você não terá espaço para as compras durante a viagem. Lembre-se, em muitos casos, menos é mais, por isso procure levar apenas o necessário. Outra coisa a ficar atento em caso de compras, são os limites de gastos, se você ainda não sabe as regras, descubra o que e quanto pode ser trazido do exterior.

4 – Alimentos e bebidas

Na imigração de qualquer país você pode ter problemas para entrar com comida e bebida. Para evitar problemas, tome precauções. Se quiser levar um lanche, opte por coisas leves e que venham em embalagens fechadas. Snacks como chocolates e biscoitos, por exemplo, não ocupam muito espaço e não irão lhe causar problemas nas alfândegas.

Também é importante tocar cuidado para o lanche acabar não te fazendo mal, fizemos um post com 5 coisas que você nunca deve ingerir antes de voar, tenho certeza que vai ajudar muito ler essas dicas.

Alimentos e bebidas - Fique atento aos limites para levar somente o básico
Alimentos e bebidas – Fique atento aos limites para levar somente o básico – Reprodução: Pixabay

Se você viajar e levar algumas bebidas alcoólicas de presente para casa, fique atento a algumas regras:

Em voos domésticos, é possível levar na mala de mão até cinco garrafas de bebida alcoólica de, no máximo, um litro cada. Elas precisam estar lacradas e devem ter teor alcoólico inferior a 70%. Veja com mais detalhes o que pode e o que não pode ser levado na bagagem de mão!

Nos voos internacionais, é preciso despachar as bebidas. O limite por pessoa é de 12 litros, o que corresponde a 16 garrafas de vinho ou 36 garrafas de 330 ml de cerveja.

No duty free, além dos 12 litros permitidos por pessoa, é possível comprar mais 24 garrafas de bebidas alcoólicas no duty free de desembarque no Brasil. A quantidade máxima por categoria é de 12 unidades. Ou seja, você pode levar 12 vinhos e 12 whiskies, por exemplo. As bebidas precisam estar embaladas em sacola selada e acompanhadas das notas fiscais do dia do voo.

É importante você ficar atento porque 12 litros equivale à +- 12kg, sendo assim é importante ficar de olho no peso da sua mala caso você esteja pensando encher a mala de bebida para presentear os amigos e parentes.

5 – Itens de valor

Sabe aquela sua joia favorita? Ou um objeto de muito valor sentimental? Deixe essas peças em casa! Isso porque, até mesmo em hotéis com cofres e segurança 24h por dia, ainda há riscos de perda, sem falar no que pode acontecer durante o trajeto, aeroporto x hotel.

Itens de valor - Evite levar itens caros e proteja bem quando levar
Itens de valor – Evite levar itens caros e proteja bem quando levar – Imagem: Reprodução Trakdot

Por isso, evite levar itens valiosos quando for viajar. E caso você não seja forte o bastante para isso, mantenha-os sempre em segurança: no cofre ou trancados na mala. Não dê chance para o azar! Além disso, confira nosso post com 5 dicas de como evitar que a sua bagagem seja extraviada e como evitar o extravio de bagagens aéreas a qualquer custo.

Veja no vídeo abaixo como funciona um rastreador de bagagens:

6 – Sapatos

Calçados costumam ser pesados e ocupam muito espaço na mala. Uma boa opção é levar, no máximo, dois pares de sapatos confortáveis que não machuquem os pés depois de um longo dia andando por aí. É importante tentar levar sapatos com solas de borracha, porque esse tipo costuma ser mais leve e mais confortável.

Sapatos - Leve somente o que você realmente precisa
Sapatos – Leve somente o que você realmente precisa – Reprodução: Pixabay

Para cair bem com qualquer tipo de roupa, a dica é optar por um calçado com cor neutra. Algo muito importante é não se esquecer de levar um par de chinelos, afinal para andar no hotel ou em qualquer outro lugar ele pode cair super bem, principalmente se você for para um destino praiano.

7 – Toalhas

Praticamente todo hotel pode oferecer toalhas aos seus hóspedes, então não se preocupe com isso. Toalhas ocupam muito espaço e, após o uso, são bem difíceis de serem guardadas, porque ficam todas molhadas e ainda mais pesadas.

Toalhas - Só leve se for à praia
Toalhas – Só leve se for à praia – Reprodução: Pixabay

E se você for à praia, leve uma tolha pequena feita de microfibra, daquelas que fazem parte dos acessórios essenciais para viagem, que absorve líquido e seca bem rápido.

8 – Guias de viagem

Os guias de viagem podem ser importantes para você ter referências dos lugares para onde você vai, mas não vale a pena levá-los para todo canto. Assim como os livros, eles ocupam muito espaço, pesam e podem ser danificados facilmente.

Guias de viagem - Um peso que deve ser evitado
Guias de viagem – Um peso que deve ser evitado – Reprodução: Pixabay

Se possível, opte pelo e-book. Se não, faça cópias, ou resumos, das partes mais importantes e imprima apenas o necessário.

9 – Travesseiros

A gente acaba se apegando ao nosso travesseiro, mas assim como as toalhas, eles são itens que os hotéis também oferecem, e embora seja um item leve, levar um travesseiro na mala ocupa um baita espaço desnecessário que pode ser utilizado com coisas mais relevantes.

Travesseiro - Esse é um item totalmente dispensável para quem vai se hospedar em um hotel
Travesseiro – Esse é um item totalmente dispensável para quem vai se hospedar em um hotel – Reprodução: Pixabay

Se você quer ter mais conforto na hora de dormir durante a viagem, uma boa dica é aproveitar aqueles travesseiros pequenos que as companhias aéreas dão ou até levar o seu próprio, porém daqueles de viagem mesmo que costumam ser em formato de “U”. Inclusive essa é uma das 8 dicas dadas por comissárias de bordo para viajar de avião sem estresse.

Já está tudo pronto, mas ainda não comprou a sua mala? Conheça 5 tipos de malas para viagem que vão facilitar sua vida e deixe a sua viagem ainda mais simples. Veja também 7 Produtos de viagem que vão espantar o estresse enquanto você estiver viajando.

Gostou de todas as nossas dicas de viagem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e inscreva-se na nossa newsletter para receber mais dicas como essa, além de promoções de passagem e muito mais!