O que são milhas aéreas e como funcionam os programas de milhagem

Acumular milhas aéreas pode ser um método de economizar bastante dinheiro em suas viagens, mas elas nem sempre são fáceis de usar, no começo pode parecer confuso. Por isso vamos desmistificar o que são milhas aéreas e você vai descobrir como funcionam os programas de milhagem brasileiros.

O que são milhas aéreas

Milhas aéreas, também conhecidas como pontos de viagem, fazem parte de um programa de fidelidade oferecido por companhias aéreas e/ou cartões de crédito.

Esses pontos servem para recompensar passageiros que utilizam com frequência a mesma companhia aérea ou operadora de cartão de crédito.

Para que servem milhas aéreas

Quando você acumular uma determinada quantidade de milhas aéreas você poderá comprar passagens aéreas e obter alguns benefícios, produtos ou serviços de acordo com o programa de fidelidade que você está afiliado.

O que são milhas aéreas e como funcionam os programas de milhagem
Foto: Reprodução

Basicamente, milhas aéreas são como qualquer outro programa de recompensas. Você ganha pontos por comprar coisas e esses pontos se acumulam e você ganha algo de graça, no caso uma passagem aérea.

Como acumular milhas aéreas

A forma mais fácil de acumular milhas aéreas é viajando. Quando você viaja (tanto para destinos nacionais como internacionais) recebe uma quantidade de pontos com base na distância do seu voo.

Se você faz parte de algum programa de milhagem filiado à um cartão de crédito, você irá acumular milhas aéreas de acordo com quanto você gasta em seu cartão de crédito.

Existem também outra formas de acumular milhas aéreas, você pode ganhar pontos através de bônus e até comprando elas.

Mas antes de falar sobre como funcionam melhor o acúmulo e compra de milhas aéreas, é importante definir melhor o termo “milhas”. Isso porque a forma como você ganha e gasta é diferente.

O número de milhas ganhos não equivale ao número real de milhas que você vai usar para poder voar – equivale apenas ao número de milhas que você voou.

Para exemplificar melhor, suponhamos que você ganhou 1.100 milhas ao viajar de São Paulo para Buenos Aires, não significa isso que com essas 1.100 milhas que você ganhou nesse trajeto você poderá fazer a mesma viajam de graça com as milhas ganhas.

Vamos supor que a quantidade de milhas para voar de São Paulo para Buenos Aires de graça seja de 6.600 pontos. Logo, você teria que repetir esse trajeto por cerca de 6 vezes até conseguir uma viagem de graça através das milhas acumuladas.

Diferença entre acumular milhas com as companhias aéreas e operadoras de cartão de crédito

No mundo das milhas aéreas você pode obter pontos de duas formas: através da própria companhia aérea ou possuindo um cartão de crédito que oferece milhas de recompensa.

Recompensas de cartão de crédito com milhas aéreas funcionam um pouco diferente. A maioria dos cartões de crédito te recompensam de acordo com uma certa quantidade de pontos por dólar gasto.

Você pode resgatar esses pontos transformando-os em milhas sem nenhum problema, mas o quanto eles valem vai depender do cartão de crédito.

Acumular milhas com o cartão de crédito
Acumule milhas com o cartão de crédito

Como costumamos usar o cartão de crédito muito mais do que você compramos passagens aéreas, geralmente é mais fácil acumular pontos através de um cartão de crédito do que apenas com o  programa de recompensas da companhia aérea.

Alguns cartões de crédito funcionam em qualquer companhia aérea, outros são para companhias aéreas específicas. Ambos têm vantagens e desvantagens. De qualquer maneira, a boa notícia é que você pode usar ambos ao mesmo tempo.

Outras formas de acumular milhas de graça

Voar e usar cartões de crédito não são as únicas maneiras de obter milhas aéreas. Na verdade, você pode ganhar milhas através de compras, comer fora, e muito mais.

Alguns métodos para acumular milhas aéreas de graça são:

  • Obter pontos através de programas de refeições específicas da companhia aérea
  • Bancos muitas vezes oferecem bônus através da transferência de milhas.
  • Outro método que você pode utilizar para obter milhas aéreas de graça, é respondendo pesquisas em sites como: e-Rewards, Bonus Quest, E-miles entre outros.

Transferir milhas aéreas adquiridas através de outros métodos funciona de maneira simples, basta você digitar o número da sua conta e, quando você cumprir os termos do contrato (que varia de acordo com cada programa), essas milhas irão direto para sua conta.

É sempre bom prestar atenção a quais companhias aéreas são afiliadas a cada programa de milhas, porque às vezes elas serão inúteis para você.

Comprando milhas aéreas

Uma outra maneira de acumular pontos é através da compra de milhas aéreas. Embora não seja incentivada essa prática, alguns usuários optam por vender milhas que estão prestes a vencer. Também é possível comprar pontos com as próprias companhias aéreas.

Comprar milhas pode ser útil quando seus pontos estão prestes a vencer, e falta pouco para fazer uma viagem de graça utilizando as milhas aéreas. Cada companhia aérea tem suas regras sobre como funciona o serviço você pode conferir clicando no link:

Conseguir milhas aéreas o suficiente para viajar não é tão complicado quanto parece, embora pareça necessário ter um conhecimento avançado para para obter mais pontos.

A maioria de nós pode acumular milhas sem muito esforço. Descubra como acumular milhas de forma inteligente e viajar de graça.

É possível comprar passagens aéreas em promoção com milhas e economizar o dobro, por isso não perca mais tempo, assine nossa Newsletter para receber dicas como essa, além de promoções de passagens aéreas incríveis.

Se você já viajou através de pontos acumulados em programas de milhagem compartilhe sua experiência com a gente!!!

  • priscila

    juntei minha milhas da multiplus e simplesmente não consigo fazer a compra pelo site das passagens. o sistema dá erro.

    • Tarik Lemes

      Priscila, tente o atendimento via telefone. As vezes os sites caem mesmo, mas acredito que você vai conseguir emitir.