Punta Del Este ganhará novo museu idealizado por renomado artista uruguaio!

O balneário mais famoso do do Uruguai não é apenas festas, praia e marketing. Agora ele terá um museu de grande importância dedicado à arte latino-americana com obras de Le Parc, Cruz Diez, Jesús Soto e muito mais. O projeto foi tornado público no no auditório da Fundação Atchugarry com o pessoal da cultura uruguaia. O museu será criado em homenagem a arte latino-americana e tem previsão de inauguração para 2020. Gosta de arte e ficou interessado em saber mais a respeito desse museu inovador? Então confira todos os detalhes!

Em dezembro de 2020, se tudo correr como planejado, o museu construído em nome do escultor Pablo Atchugarry será inaugurado, de acordo com um projeto de Carlos Ott, um dos arquitetos mais conhecidos do Uruguai, no coração de um parque de esculturas guardado pela Fundação Atchugarry.

No dia 1º de abril começa a construção do Museu nos terrenos da Fundação em Manantiales – Maldonado. O novo prédio, projetado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott, medirá 1.600 m2, terá duas salas onde abrigará exposições itinerantes de pintores e escultores do continente junto à coleção particular do artista composta por peças dos venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, o argentino Julio Le Parc, o uruguaio Joaquín Torres García, María Freire, Miguel Ángel Pareja e José Pedro Costigliolo. A construção também terá um ponto de vista que permitirá o diálogo entre a arte e a natureza predominante no entorno da propriedade.

Punta Del Este ganhará novo museu idealizado por renomado artista uruguaio
Punta Del Este ganhará novo museu idealizado por renomado artista uruguaio

Punta del Este foi escolhida como sede desse museu porque é um spa internacional e será a oportunidade de colocar os artistas locais no mapa, dentro de um contexto latino-americano, como um Malba, mas na praia”, diz Pablo Atchugarry, animado com a apresentação.

Segundo explicou o artista em entrevista à agência EFE, o museu – que tem apenas investimento privado – será pensado como um espaço de referência que atuará como uma “ponte” entre as Américas.

Com entrada gratuita, o objetivo é promover todas as artes, além de mostras triangulares e residências para artistas, tanto entre a fundação quanto com outras galerias de arte da região. “Isso significa um grande passo. O conceito básico é localizar a arte nacional que foi feita e será feita em um contexto latino-americano. Tem como objetivo dialogar e contextualizar a arte na região. Em suma, um refúgio para a arte latino-americana”, finaliza Atchugarry.

Arte Moderna e Contemporânea

O compromisso de Atchugarry visa a comunhão de obras de artistas modernos e contemporâneos da América Latina. A fusão do sentido e da amplitude que permite criações de abranger um continente inteiro a arte international sem fronteiras. “Isso pode criar diálogos entre um artista colombiano com um uruguaio e outro brasileiro no mesmo período e ver, bem, o que aconteceu naqueles anos nesses países”, diz Atchugarry.

Julio Argentino Le Parc e Horacio Garcia Rossi, venezuelano Jesús Soto e Carlos Cruz-Diez, o uruguaio Wilfredo Diaz Valdez, Enrique Broglia, Veronica Vazquez, José Pedro Costigliolo, Maria Freire e Miguel Angel Pareja são alguns dos muitos nomes de pintores ou escultures que, segundo Atchugarry, passarão pelo novo museu.

“Haverá espaço faltando para todas as obras que vão estar presentes, mas também é bom que haja circulação”, disse o promotor deste projeto. A ideia é que o espaço tenha exposições itinerantes – desde a fundação que eles imaginam colaborando com outros museus para promover o circuito – e uma coleção permanente. Orange Mobile Sphere, criação cinética do Le Parc abriu este verão em Atchugarry Foundation, é uma das obras que integram o acervo permanente do Museu de Arte Latino-Americana.

Se você tem interesse em conhecer o Uruguai e esse novo museu, fique ligado no nosso blog pois diariamente postamos ofertas incríveis de passagens aéreas para vários lugares do mundo, inclusive para Punta Del Este, e outras cidades do Uruguai, inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter e não perca nenhuma promoção!