Saiba tudo sobre bagagem de mão em aviões!

Já falamos aqui no Melhor Embarque a respeito de bagagem nos aviões, você pode clicar aqui para ler um artigo sobre o tamanho e peso de bagagem despachada e de mão em várias companhias nacionais e internacionais. Mas muitas pessoas tem dúvidas sobre o que pode ser levado na bagagem de mão, por isso, neste post vamos esclarecer o que pode ser carregado junto com você na viagem. Siga nossas orientações e não passe sufoco na hora do raio-x. Assim você terá um embarque bem mais tranquilo!

Para começar, em voos nacionais a Anac define que os passageiros podem levar bagagem de mão com no máximo 5 kg. Já para os voos internacionais essa regra pode depender muito, chegando a até 12 kg, dependendo da companhia e do destino. Mas isso deve mudar, já que a Associação Internacional de Transporte Aéreo estuda criar um padrão para voos em todo o mundo, que seria de no máximo 110 cm (somando altura, largura e profundidade da mala). Enquanto a decisão não é tomada, é preciso respeitar as regras de cada companhia e destino.

Saiba tudo sobre bagagem de mão em aviões!

Seguem abaixo os itens que você pode ou não carregar na bagagem de mão em aviões!

O que eu NÃO posso levar na minha bagagem de mão?

Algumas coisas são proibidas na bagagem de mão, fique atento para não ter problemas ao passar pelo raio-x.

Comidas e bebidas – É proibido embarcar com bebidas alcoólicas, mas se você comprar alguma bebida como água, refrigerante e sucos, antes de passar pelo controle do aeroporto, a embalagem não pode ter mais do que 100 ml, já comidas sólidas não podem passar de 100 gramas. Uma exceção são mamadeiras e outros líquidos para bebês.

Ferramentas, armas de fogo e produtos químicos – Objetos cortantes e armas de fogo são proibidos dentro do avião, assim como objetos pontiagudos e ferramentas como alicates e martelos também não passarão pelo sistema de segurança. Produtos químicos como spray de cabelo ou acetona também serão barrados. Preste atenção!

O que eu POSSO levar na minha bagagem de mão?

Não passando do peso limite, você pode levar muitas coisas na sua bagagem de mão.

Eletrônicos – Tablets, celulares, notebooks e outros aparelhos eletrônicos poderão ser levados com o passageiro. Só não esqueça de colocar aparelhos celulares em modo avião!

Medicamentos – Medicamentos podem ser uma exceção na regra do limite de líquidos, desde que seja apresentada a receita médica no momento do embarque.

Maquiagem – Alguns produtos cosméticos poderão ser levados na bagagem de mão, como batons e desodorantes, desde que não passe do limite de 100 ml para líquidos.

Viu? Até que as regras não são tão complicadas! Seguindo essas restrições, sua viagem será bem tranquila! 😉