Veja como está a região do Caribe após a passagem de alguns furacões pela região

Infelizmente a temporada de furacões no Caribe já começou e atingiu várias ilhas da região durante o mês de setembro. Devido à esses fenômenos da natureza, foi causado muito estrago e destruição em lugares paradisíacos. Se você está planejando viajar para alguma ilha Caribenha durante o período de Outubro à Novembro, veja como ficou a região e detalhes sobre a previsão de novos desastres!

O período de Agosto à Novembro costuma ser marcado com fortes tempestades tropicais, que eventualmente tornam-se furacões. Esse ano, até o momento, 3 furacões altamente nocivos já atingiram a região do Caribe quase que no mesmo período, batizados de: Irma, José e Maria, esses fenômenos atingiram com mais força as seguintes ilhas: Barbuda, Bahamas, Cuba, Haiti, República Dominicana, Porto Rico, St. Martin e as Ilhas Virgens e Ilhas Turcas.

Todos esses destinos citados sofreram fortemente com a passagem desses furacões, inclusive, alguns chegaram a ficar quase 100% destruídos, como é o caso de Barbuda que teve 95% dos imóveis devastados.

Até o momento destinos caribenhos muito procurados por brasileiros como Aruba, Cancún, Cartagena, Curaçau e San Andrés não foram atingidos por furacões, porém a maioria deles está dentro da zona de furacões (com exceção de Aruba, Cartagena e Curaçau que estão fora). Já Punta Cana foi atingida pela passagem do furacão Maria, porém bem menos que as outras ilhas.

Até o momento parece que a situação se estabilizou, porém é impossível saber quando esses desastres naturais irão atingir cada região. Normalmente, só é possível “prever” a passagem de um furacão com 10 de antecedência, e mesmo assim não é possível ter certeza da rota, uma vez que ela pode ser alterada à qualquer segundo.

Qual a melhor época para viajar para o Caribe

Golfinho em Punta Cana, Caribe
Golfinho em Punta Cana, Caribe – Reprodução: Pixabay

Você não precisa ter medo de viajar para o Caribe, a região é sim muito segura, porém há ressalvas para o período de Agosto à Novembro, que devido à sua localização, costuma ser atingida por furacões. Sendo assim, o ideal é evitar programar viagens para esse período.

Além disso, existem algumas regiões, como já citado, que estão fora da zona de furacões, como é o caso de Aruba, Cartagena e Curaçau, nesse caso é seguro viajar para esses destinos à qualquer época do ano.

Se você planeja ir para algum dos destinos que foram totalmente devastados, é importante ficar atento as noticias, pois como a maioria ficou quase que 100% destruído, é bem provável que os próximos meses sejam utilizados para reconstrução, sendo assim, não será um bom período para visitas.

Para os demais destinos que não foram devastados, o ideal é viajar durante o período de dezembro e julho visando a segurança. Se você sempre sonhou em viajar para o Caribe, não desanime, pois como informado, ainda é possível visitar diversos destinos, inclusive, com frequência eles aparecem aqui com passagens aéreas super baratas.

Fique sempre por dentro de todas as novidades relacionadas ao mundo das viagens, assine nossa newsletter e não perca nada! Assine agora mesmo, é grátis.