Tudo o que você precisa saber sobre a relações entre celulares e países estrangeiros

Está com viagem marcada para o exterior? Se sim, você já sabe como fazer uma ligação internacional? Quais são os custos para realizar essa chamada? É preciso comprar um chip especial para viajar ao exterior? São muitas as duvidas que podem rodear o assunto de celulares e outros países. Realmente são várias dúvidas e preocupações que podem dar um nó na cabeça de muitos viajantes, pensando nisso, nós selecionamos as melhores informações para quem deseja saber tudo sobre celulares e planos de dados no exterior, continue lendo e confira todos os detalhes.

Atualmente, é impensável viajar para o exterior ou entrar em contato com alguém em outro país sem utilizar o smartphone. O aparelho revolucionou a forma como nos comunicamos e trouxe uma série de vantagens para o mundo dos negócios.

Entretanto, é preciso ter atenção diante dessa facilidade. Ligações internacionais e até mesmo a utilização do plano de dados da sua operadora terão tarifas especiais, bem mais caras do que estamos acostumados, e que irão encarecer a conta no fim do mês.

Tudo o que você precisa saber sobre a relações entre celulares e países estrangeiros
Tudo o que você precisa saber sobre a relações entre celulares e países estrangeiros

Antes de fazer qualquer ligação, é preciso pesquisar quais serviços o seu celular comporta e o que você pode fazer para economizar. Há diversas opções disponíveis que auxiliam o usuário e que são recomendadas em diferentes situações.

Assim, é preciso identificar qual é sua real demanda com o uso do celular no exterior. O seu perfil é de quem faz mais ligações para fora ou daqueles que desejam utilizar bastante quando está no exterior? Confira algumas dicas:

Fazendo ligações internacionais do Brasil

Se você viaja pouco, mas tem clientes e amigos em outros países, é interessante encontrar planos que ofereçam tarifas bem mais em conta e garantam uma boa qualidade nas chamadas efetuadas.

Existem três opções principais para quem faz ligações internacionais daqui do Brasil:

Ligação tradicional

Você nem precisa trocar de chip para fazer ligações internacionais do seu smartphone. É possível fazer uma discagem bem semelhante ao interurbano. Basta digitar 00 + código da operadora + código do país + código da cidade + número do telefone.

A principal vantagem, claro, é utilizar o seu mesmo número e não depender de conexão com a internet. A desvantagem é o preço: o valor da ligação varia de acordo com o destino e pode chegar a R$ 19 por minuto.

Ligações VoIP

VoIP nada mais é do que a sigla Voice over IP, ou seja, as famosas ligações que utilizam a Internet ao invés do sistema de telefonia tradicional. Diversos aplicativos de mensagens já disponibilizam a ferramenta de ligações por voz – e até vídeos em alguns casos.

Esse serviço cresceu porque barateou os custos. Há aplicativos gratuitos que permitem ligações para o exterior. O problema é que a chamada só é completada se houver conexão com a internet – e a qualidade também pode variar de acordo com a qualidade da banda.

Cartões calling cards

Uma terceira opção é comprar um cartão calling cards. Eles têm um funcionamento bem parecido com os cartões telefônicos utilizados em orelhões. A diferença é que eles podem ser recarregáveis: você compra apenas a quantidade que deseja gastar.

A vantagem é que as tarifas costumam ser bem mais baratas do que as ligações tradicionais. A questão é que não é tão fácil encontrar esses cartões e ele acaba saindo mais caro do que ligações pela internet.

Usando celulares no exterior

Entretanto, se você é daqueles que viaja constantemente para o exterior, seja a lazer ou a negócios, precisa encontrar planos que facilitem não só as ligações de voz com o Brasil, mas que ofereçam pacotes de dados para o consumo de internet no smartphone.

Atualmente, há quatro modalidades disponíveis, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Saiba mais:

Roaming

A solução mais tradicional para fazer ligações no exterior é contratar o serviço de roaming oferecido pela operadora de seu celular. Essa opção mantém o mesmo chip e número e conecta seu aparelho a uma rede do local que você estiver visitando.

É recomendado para quem tiver muita urgência ou que deseja manter o mesmo chip que já esteja usando. Entretanto, a praticidade custa muito caro. Os planos têm valores altíssimos mesmo em caso de pouco uso.

Comprar um Chip local

Uma alternativa ao roaming é comprar um chip local. Essa alternativa cresceu bastante após a popularização dos planos de voz e dados ao redor do mundo. Com ele, você acaba ganhando um número local e precisa efetuar a troca de chip no seu aparelho.

Ele é muito útil para quem deseja navegar a Internet pelo smartphone, mas tem duas desvantagens. O primeiro é encontrar um plano que caiba no seu bolso e sua necessidade. O segundo é que uma ligação internacional tradicional continuará com tarifas altíssimas.

Ligações VoIP

Por conta disso, as ligações VoIP também surgem como opção mais barata para quem deseja ligar ao Brasil do exterior. Por meio de diferentes aplicativos gratuitos, é possível fazer ligações apenas pela Internet.

Essa praticidade, aliada ao chip local, pode ser muito útil para quem deseja conciliar dados e voz. Contudo, assim como em ligações do Brasil, é preciso ter uma conexão estável e com qualidade para conseguir completar a ligação.

Chip pré-pago

Por fim, a opção mais recente são os chips pré-pagos, em que o usuário coloca o valor específico, utiliza os serviços de voz e de dados do país em que visitar e paga apenas a tarifa local. Assim que a quantidade se esgotar, ele pode recarregar novamente.

Esse serviço é muito prático: a pessoa pode adquirir o chip antes mesmo de viajar e terá a certeza que pagou o que realmente utilizou. Entretanto, é preciso ter acompanhamento contínuo do consumo de dados e os valores podem ser mais caros do que um chip local, por exemplo. Pensando nisso, fizemos um post que mostra como conseguir o melhor serviço de celular no exterior, vale a pena conferir.

Use mais, pague menos e economize bastante

Quem viaja de vez em quando, pode até não perceber a economia feita ao pesquisar os melhores planos de telefonia. Contudo, para profissionais e empresas multinacionais, cada centavo economizado reverte em investimento no futuro.

Por conta disso, além de contratar os melhores planos, é ideal ter serviços adicionais, como seguro e auditoria de contas no caso de empresários. Hoje, é possível estar conectado com o mundo sem ter que pagar muito por isso.

Depois de tanto falar sobre celular, perder coisas na viagem é comum, mas uma das mais tristes e mais preocupantes é perder o celular! Além de um desperdício de dinheiro, perder o celular também pode ser extremamente perigoso, pensando nisso fizemos um post especial para te ensinar como agir se você perder o celular na viagem.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos agora mesmo para que eles também possam ficar por dentro de como utilizar o celular durante uma viagem ao exterior. Aproveite também para se inscrever na nossa newsletter e receber dicas como essa, além de promoções de passagens aéreas incríveis.