Vacinas antes da viagem: tudo o que você precisa saber para embarcar tranquilo!

Quando pensamos em viajar, os pensamentos nos levam apenas para as boas lembranças: praias, piscinas, passeios, compras e muitas outras coisas bacanas que podemos fazer ou conhecer, mas alguns cuidados são muito importantes para que a viagem seja só alegria (confira cinco dicas essenciais para fazer um viagem tranquila), entre esses cuidados estão as vacinas antes da viagem.

Vez ou outra aparece uma doença nova ou que já estava esquecida que leva pânico geral (ebola, zika, dengue, febre amarela e outras), muitas delas têm vacinas para prevenir, nos últimos dias a epidemia de febre amarela tem preocupado muitos viajantes ,quem está programando uma viagem precisar saber qual vacina tomar antes de viajar para se prevenir.

Como saúde é uma preocupação geral,  E para quem vai viajar e precisa saber quais vacinas tomar antes da viagem, fizemos uma lista das principais vacinas que devem ser tomadas antes de viajar. Para facilitar a busca, a lista está dividida por destinos nacionais e internacionais (por continente). 

 

Vacinas antes da viagem
Vacinas antes da viagem – Reprodução: Pixabay

Devemos tomar vacinas antes da viagem dentro do Brasil?

Sim, inclusive campanhas de vacinação são feitas anualmente para enfrentar doenças contagiosas, principalmente em determinadas regiões do Brasil. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é recomendado tomar a vacina para febre amarela 10 dias antes de  viajar para os seguintes estados: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Essas áreas tem um alto índice de propagação da febre amarela, a vacinação não é obrigatória, mas é recomendada e como é dada em dose única, é muito simples e rápido de ser imunizado. A Anvisa tem um guia mostrando cuidados com a saúde por região do Brasil, veja todos os detalhes em guia de saúde para viagens da Anvisa.

Quais vacinas tomar antes da viagem para a América do Sul

Para conseguir entrar em determinados países da América do Sul existem algumas vacinas que são obrigatórias, ou seja, sem elas você será impedido de entrar no país, e outras que são apenas recomendadas.

Vacinas Obrigatórias:

Vacina contra Febre Amarela: Argentina e Equador.

Vacinas Recomendadas (não obrigatórias):

Vacina contra febre amarela: Bolívia e Colômbia.

Vacina contra hepatite A: Colômbia, Equador, Peru e Chile.

Vacina contra hepatite B: Colômbia, Equador, Chile e Argentina.

Vacina contra febre tifóide: Colômbia, Equador e Peru.

Vacina tríplice viral: Colômbia e Equador.

Vacina antitetânica: Colômbia e Equador.

Vacina contra Difteria: Colômbia e Equador.

Vacina contra Malária: Equador, Peru e Argentina.

Vacina contra Doença de Chagas: Peru

 

Vale ressaltar que independente de ser obrigatória ou recomendada, a vacinação deve ser feita com no mínimo 20 dias antes de viajar.

 

Quais vacinas tomar antes da viagem para a América Central

A América Central é muito conhecida pelas famosas ilhas que fazem parte da região chamada de Caribe. No total são 20 países e 16 dependências, em nenhum país a vacinação é obrigatória.

Apesar da vacinação não ser obrigatória, se você for visitar áreas rurais ou florestas tropicais em algum país da América Central, é recomendado que você tome as seguintes vacinas: vacina contra Febre Amarela, vacina contra hepatite A, vacina contra hepatite B, vacina contra febre tifóide, vacina antitetânica e vacina contra Difteria.

 

Quais vacinas tomar antes da viagem para a América do Norte

Assim como na América Central, nenhum país da América do Norte exige algum tipo de vacina obrigatória para poder entrar em algum país. No entanto, algumas vacinas são recomendadas:

Vacina contra hepatite B

Vacina antitetânica

Vacina contra Difteria

É importante relembrar que a vacinação deve ser feita com no mínimo 20 dias antes de viajar, no entanto algumas vacinas precisam de um tempo maior para fazer efeito, para saber mais sobre esse prazo, consulte um posto de saúde.

Quais vacinas tomar antes da viagem para Europa

O continente Europeu é gigante, e por isso a probabilidade de expansão por meio de um vírus infeccioso é muito grande. No entanto apenas alguns países específicos solicitam a vacinação para determinadas doenças.

Vacinas Obrigatórias:

Vacina contra Febre Amarela: Albânia e Grécia

Vacina Meningocócica: Armênia

Vacinas Recomendadas (não obrigatórias):

Vacina contra hepatite A: Sul Europeu

Vacina contra hepatite B: Norte e Sul Europeu

Vacina contra febre tifóide: Sul Europeu

Vacina contra poliomielite: Sul Europeu

Vacina antitetânica: Norte e Sul Europeu

Vacina contra Difteria: Norte e Sul Europeu

Vacina contra Encefalite: Norte e Sul Europeu

Vacina Meningocócica: Sul Europeu

Vacina contra Raiva: Sul Europeu

Quais vacinas tomar antes da viagem para a Ásia

O Continente Asiático contém um alto índice de epidemias, por isso, embora muitos países não obriguem a vacinação contra as principais doenças, é altamente recomendado o uso de vacinas para precaução.

Vacinas Obrigatórias:

Febre Amarela: Afeganistão, Arábia saudita, Bangladesh, Brunei, Cazaquistão, Cingapura, China, Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Iraque, Jordânia, Líbano, Líbia, Malásia, Maldivas, Myanmar, Nepal, Omã, Paquistão, Síria, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã.

Vacinas Recomendadas (não obrigatórias):

Vacina contra hepatite A: Qualquer país Asiático

Vacina contra hepatite B: Qualquer país Asiático

Vacina contra febre tifóide: Qualquer país Asiático

Vacina antitetânica: Qualquer país Asiático

Vacina contra Difteria: Qualquer país Asiático

Vacina Meningocócica: Qualquer país Asiático

Vacina contra Poliomielite: Qualquer país Asiático

Quais vacinas tomar antes da viagem para o Continente Africano

Em decorrência da pobreza, condição social é outros fatores, a maior parte dos países do continente africano obrigam a vacinação para permitir a entrada de estrangeiros no país. Mesmo em lugares que não é obrigatório, é altamente indicado tomar as vacinas recomendadas.

Vacinas Obrigatórias:

Vacina contra Febre Amarela: Argélia, Benin, Burkina Faso, Eritreia, Gana, Guiana, Camarões, Congo, Libéria, Mali, Níger, República Centro-Africana, Ruanda, Senegal, Togo, Costa do Marfim e Zaire

Vacina contra Difteria, Tétano e Poliomielite: Gabão

Vacinas Recomendadas (não obrigatórias):

Vacina contra Febre Amarela: Para qualquer país do Continente Africano

Vacina contra hepatite A: África do Sul e Norte da África

Vacina contra hepatite B: África do Sul e Norte da África

Vacina contra febre tifóide: África do Sul e Norte da África

Vacina antitetânica: África do Sul e Norte da África

Vacina contra Difteria: África do Sul e Norte da África

Vacina contra Raiva: África do Sul e Norte da África

Vacina contra Poliomielite: África do Sul e Norte da África

Se for viajar para um país que é a vacinação é obrigatória, não se esqueça de levar a carteira de vacinação junto com o visto e o passaporte, sem esse documento para comprovar que você tomou a vacina, você pode ser impedido de entrar no país.

Também não se esqueça que a regulamentação sobre obrigatoriedade ou não de vacinas muda com frequência, então antes de viajar confirme se é necessário no site do órgão regulador de saúde, que no Brasil é a Anvisa.

Gostou das nossas dicas? Fique sempre por dentro de dicas, novidades e as melhores promoções de passagens aéreas, assinando nossa Newsletter logo abaixo.