Veja como o Carnaval é comemorado em outros 6 países

A folia toma conta das ruas e avenidas das principais cidades do Brasil quando o assunto é Carnaval, até as crianças entram na festa. Inclusive, aqui no Brasil essa é uma data muito aguardada pela maioria da população devido a todo esse período de comemoração e animação, se você já parou para se perguntar se outros países também comemoram essa data e como é que eles fazem, descubra mais detalhes sobre 6 países pelo mundo que também tem comemorações semelhantes ao Carnaval brasileiro e prepare-se para comemorar no exterior!

Considerada uma festa de origem pagã comemorada por povos egípcios, gregos e romanos, (que geralmente celebravam as safras abundantes e homenageavam divindades), foi incorporada pela igreja católica na Idade Média como uma celebração precedente a quaresma. O Brasil teve influência das folias de Portugal, porém criou seu próprio estilo para comemorar a data.

Quem pensa que o carnaval é uma tradição restrita a nação brasileira vai se surpreender em saber que essa data festiva é celebrada até debaixo da neve, como no gelado Canadá, a festa traz suas peculiaridades culturais com um ponto em comum: esbanjar alegria. Veja mais detalhes da comemoração no Canadá e em outros 5 países.

Japão

Carnaval no Japão
Carnaval no Japão – Reprodução: Japão em foco

A tão tradicional terra do sol também é um lugar de festas, um grande exemplo disso é a comemoração anual que acontece no bairro de Asakusa em Tokyo. Todo ano, sempre no último sábado de agosto, acontece um dia inteiro de desfiles bem parecidos com os que temos aqui no Brasil. O Carnival Samba Asakusa recebe cerca de 500 mil espectadores anualmente, e é um marco da aliança entre o Brasil e o Japão.

México

Carnaval no México
Carnaval no México – Reprodução: La Verdad

Que o México é um país festivo e bem alegre todos sabem, porém, o que você não sabia até agora é que na cidade Mazatlán também é comemorado o Carnaval, e é um dos mais tradicionais do país, com bailes de salão, coroação e desfile do rei e rainha, além disso o evento também conta com diversas apresentações musicais. Em meio a tanta alegria e comemoração, as pessoas, literalmente, lotam as ruas, soltando o cabelo numa festa que finaliza no dia anterior à Quarta-feira de Cinza.

Eslovênia

Carnaval na Eslovênia
Carnaval na Eslovênia – Reprodução: Storia

O carnaval esloveno é muito rico e diversificado, tendo inicio no mesmo dia que o evento no Brasil, mas muitas são as diferenças entre os carnavais. A principal é que não tem música em todo o desfile, tem blocos que possuem música e outros que não. Na cidade de Ptuj, o Carnaval mescla elementos do cristianismo e do paganismo esloveno. Um dos personagens que marca presença na festa é o Kurent, uma figura monstruosa encarregada de espantar o inverno. Na quarta de cinza o enterro do Pust encerra os festejo, representando o “enterro de todos os males”.

Itália

Carnaval na Itália
Carnaval na Itália – Reprodução: Storia

Não é só de massa que vivem os italianos, também muito famosos pela sua animação, ele também comemoram uma espécie de Carnaval. Em Veneza, o Volo dell’Angelo (voo do anjo) marca o início do festival, que é celebrado com trajes pomposos e elegantes, além das máscaras nobres, típicas dos bailes europeus. Dizem que a tradição surgiu no século XVI, quando os nobres se disfarçavam para se misturar aos plebeus.

Canadá

Carnaval no Canadá
Carnaval no Canadá – Reprodução: Sem Moldura

O frio intenso não impede que o carnaval, também conhecido como carnaval de inverno, ocorra no Quebec entre o fim de janeiro até o meio de fevereiro, com o mascote oficial chamado Bonhomme. Nessa festa é comum acontecerem atividades como competições de esculturas de gelo, desfiles, “banho de neve” e hóquei.

Suíça

Carnaval na Suíça
Carnaval na Suíça – Reprodução: Keystone

A cidade de Basileia possui uma forte tradição carnavalesca: o Morgestraich, que acontece na segunda-feira que antecede a quarta de cinza, nesse dia de comemoração todas as luzes das ruas se apagam às 4h da manhã e várias pessoas desfilam com lanternas ao som de músicas tradicionais tocadas com flautas e tambores, embora a música não tenha nada a ver com o nosso tradicional samba, a banda é super bem produzida e lembra uma fanfarra surpreendentemente ritmada.

Ficou surpreso com alguns países que apareceram na lista? Que tal se planejar para passar o próximo Carnaval em um deles e aumentar ainda mais o seu intercâmbio cultural com o mundo? Se você gostou da ideia, assine agora mesmo a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as promoções de passagens aéreas que encontramos para esses e outros destinos internacionais!