10 dicas de segurança essenciais para mulheres que vão viajar desacompanhadas

Fazer uma viagem internacional sozinha pode ser uma experiência muito mais emocionante do que você imagina. Mas sejamos francos, é ingenuidade viajar sozinha sem tomar as devidas precauções de segurança. Por isso vamos te dar 10 dicas simples que vão permitir que você relaxe na sua incrível jornada pessoal.

Viajar sozinha é uma boa oportunidade para entrar em contato consigo mesma, mas é importante ter cuidado redobrado, afinal viajar sem companhia, seja você homem ou mulher, é sempre mais arriscado.

Viagem internacional sozinha

1 – Evite levar muitas malas (principalmente pesadas)

Não há nada mais atraente para um ladrão do que uma única mulher andando por aí com várias malas pesadas através de uma estação de trem em uma cidade que ela não conhece.

Nessa situação você será um ímã para batedores de carteira e pessoas mal intencionadas que serão mais do que feliz em “ajudar” você a carregar sua bagagem.

Esta pode ser a dica mais difícil de seguir, afinal a tentação de levar muitas coisa é sempre grande, para te ajudar, temos um tutorial em vídeo, que mostra como ter mais espaço na mala, vale a pena assistir.

Nesse processo, escolher uma mala adequada para levar suas coisas é importante, por isso confira o guia que fizemos com 25 opções de malas de viagem, e descubra qual delas combina mais com você.

Se você conseguir diminuir o número de malas, e evitar que elas fiquem muito pesadas, tenho certeza que você vai se sentir livre como um pássaro para andar por aí.

2 – Guarde dinheiro para emergências separado do seu outro dinheiro “principal”

Recomendo manter uma quantidade suficiente de dinheiro em um local secreto, o equivalente a R$100 reais na moeda local já é o suficiente.

Algumas mulheres usam algumas peças de roupa para esconder o dinheiro de emergência, uma dica é usar um lenço, o forro de um chapéu ou até uma bolsa como a da imagem, que você usa o tempo todo.

Viagem internacional sozinha: Item de segurança

Para te ajudar com essa dica, fizemos um vídeo, que mostra como esconder seu dinheiro durante a viagem, vale a pena conferir essas dicas tão valiosas.

3 – Se possível utilize caixas eletrônicos ou cartão de crédito ou invés de transportar grandes somas de dinheiro

A menos que você estiver viajando para Cuba onde os caixas eletrônicos são ainda muito escassos, ao ponto de inexistir, a maioria de lugares no planeta têm acesso a caixas eletrônicos internacionais.

É verdade que você receberá cobrança para cada transação internacional, mas esta precaução de segurança vale a pena mesmo tendo que pagar taxas extras.

Fizemos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre como sacar dinheiro no exterior que vai te ajudar nessa questão.

Ainda outra dica que podemos dar, é quando for fazer o planejamento da sua viagem, já inclua essas taxas no orçamento e quando estiver viajando, você estará feliz que você se precaveu contra o stress.

Inclusive, fizemos um checklist para viagens internacionais, confira todos os detalhes antes de viajar mundo afora.

4 – Diga sim a um “pau” de selfie (facilita para tirar fotos sozinha)

Se você deseja registrar as belas paisagens que irá presenciar durante sua viagem e não quiser correr o risco de perder o celular, o famoso “pau” de selfie é uma ótima opção para você conseguir tirar fotos sozinha.

Essa “ferramenta” é especialmente útil quando você decide fazer uma caminhada em áreas remotas onde você não tem a opção de pedir alguém tirar uma foto para você.

5 – Adquira um número pré pago no país que estiver visitando

Planos de telefone internacionais já não são uma despesa tão exorbitante como costumavam ser. Ter um número para contato é muito útil para comunicar aos parentes e amigos sua localização.

Você não precisa ficar grudada o tempo todo no celular, afinal a intenção de viajar sozinha é aproveitar o tempo consigo mesma, mas é interessante agendar alguns lugares em sua viagem para dar check-ins para que alguém saiba exatamente onde você está como precaução.

Para você não perder muito tempo procurando a melhor operadora em outro país, fizemos um post que mostra como conseguir o melhor serviço de celular no exterior, tenho certeza que vai te ajudar muito!

6 – Tire fotos de todos os seus documentos de viagem

Depois de fotografar todos os seus documentos coloque-os em um lugar em que você possa acessar a partir de qualquer computador em qualquer lugar. Serviços como Google Drive, Dropbox ou até mandar por e-mail é de bastante ajuda.

Este é o passo importante que mesmo viajantes experientes ignoram. Em caso de roubos, esse pequeno detalhe vai te ajudar muito. Afinal você não quer perder tempo com a burocracia de correr atrás do passaporte ou de outros documentos de viagem caso eles desapareçam.

7 – Evite chamar a atenção

Este é um ótimo conselho. Ouso a dizer, que o melhor conselho para mulheres que viajam sozinhas. Evite chamar a atenção, tente parecer “menos turista” o possível.

Os ladrões preferem abordar turistas porque são mais fáceis de abordar, então evite chamar a atenção para sí com roupas e maquiagens extravagantes, isso vai te poupar de muitas situações indesejadas.

8 – Finja ser casada (em alguns destinos)

Essa dica pode parecer machistas ou algo do tipo, porém infelizmente uma mulher solteira viajando sozinha ainda não é comum em muitas partes do mundo, e até mesmo em algumas partes da Europa.

As culturas conservadoras podem até ver de forma negativa uma única mulher viajando sozinha, inclusive, isso pode gerar desconfortos dependendo do destino da sua viagem.

Uma dica já testada com sucesso é usar uma aliança falsa de casamento para para evitar questionamentos do tipo “o que é uma menina como você está fazendo em um lugar como este”.

9 – Tome cuidado ao usar transporte público

Sempre sente-se perto de outras pessoas, de preferência outras mulheres ou famílias, especialmente em trens durante a noite. Não corra riscos desnecessários.

Outra dica é nunca em hipótese alguma, aceitar carona de estranhos, não importa qual o horário, se você não conhece, não aceite a carona, nem da pessoa que parecer mais bem intencionada o possível.

10 – Mantenha-se alerta

Estações de trens e de ônibus são ótimos lugares para ser roubada, não importa onde você está no mundo.

Se você se perder, evite parecer que você está perdida, não ande sem rumo por muito tempo, aja com confiança. Se você precisar consultar seu telefone ou mapa, faça isso em um café ou em uma loja, nunca na rua.

Em geral, o melhor conselho é confiar em seu senso comum e seu instinto. Se você não se sentir bem em uma situação, fique confortável para dizer não e sair da cena, pedir ajuda ou encontrar um policial.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Para receber muitas outras como essa, cadastra-se em nossa newsletter agora mesmo!